IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte m...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lemos, Carlos Eugênio de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte médio. O projeto teve como objetivos: (a) conhecer as concepções de velhice dos futuros professores; (b) avaliar os desafios da mediação pedagógica para abordar o tema da velhice em sala de aula. Foram utilizados questionários semiabertos, entrevistas informais, bem como proposta a elaboração de um plano de aula referente ao tema. Ao final, depois da análise teórica e empírica, pôde-se perceber a resistência de alguns estereótipos, que insistem em apresentar a velhice como uma experiência homogênea, privada e de perda do status social.