IDEALISMO EDUCACIONAL: UM GRANDE HOTEL NO ABISMO

Este texto serve de instrumento para explicitarmos uma crítica de ordem ontológica marxiana ao idealismo educacional muitas vezes presentes em várias análises teóricas, com objetivo de fornecer subsídios para pensarmos a articulação da educação em meio a totalidade social consubstanciada pelo capita...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rossi, Rafael
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10784
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este texto serve de instrumento para explicitarmos uma crítica de ordem ontológica marxiana ao idealismo educacional muitas vezes presentes em várias análises teóricas, com objetivo de fornecer subsídios para pensarmos a articulação da educação em meio a totalidade social consubstanciada pelo capital no presente sistema social. Com efeito, partimos das contribuições da ontologia marxiana enquanto concepção de mundo, teoria social e ideologia pertinente à análise real da forma concreta desta sociabilidade no que se refere às articulações entre o complexo educacional e as demais dimensões da existência social. Analisar a educação a partir do movimento da própria realidade objetiva em suas múltiplas interações é um desafio de extrema importância para a transformação qualitativa desta mesma realidade social.