DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA

O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resis...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carrijo, Alessandra da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1077
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-10772012-01-26T23:13:08Z DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA Carrijo, Alessandra da Silva O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-07-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; No Esp. (2011/1); Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077/924 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Carrijo, Alessandra da Silva
spellingShingle Carrijo, Alessandra da Silva
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
author_facet Carrijo, Alessandra da Silva
author_sort Carrijo, Alessandra da Silva
title DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
title_short DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
title_full DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
title_fullStr DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
title_full_unstemmed DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
title_sort de como deve ser tratada a questão do ensino de filosofia
description O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077
work_keys_str_mv AT carrijoalessandradasilva decomodevesertratadaaquestaodoensinodefilosofia
_version_ 1766681661330685952