DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA
O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resis...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1077 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10772012-01-26T23:13:08Z DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA Carrijo, Alessandra da Silva O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-07-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; No Esp. (2011/1); Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077/924 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Carrijo, Alessandra da Silva |
spellingShingle |
Carrijo, Alessandra da Silva DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
author_facet |
Carrijo, Alessandra da Silva |
author_sort |
Carrijo, Alessandra da Silva |
title |
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_short |
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_full |
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_fullStr |
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_full_unstemmed |
DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_sort |
de como deve ser tratada a questão do ensino de filosofia |
description |
O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2011 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077 |
work_keys_str_mv |
AT carrijoalessandradasilva decomodevesertratadaaquestaodoensinodefilosofia |
_version_ |
1766681661330685952 |