DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA

O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resis...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carrijo, Alessandra da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077
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Resumo:O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica.