As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.

Este artigo apresenta alguns contributos para a descodificação e interpretação das plantas representadas na coleção de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para tanto, procedeu-se a utilização do método Panofsky de anál...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinto, Rooney Figueiredo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10738
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-107382017-05-02T01:06:47Z As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Pinto, Rooney Figueiredo Simbologia das Plantas. Iconografia e Iconologia. Museu Nacional de Machado de Castro Este artigo apresenta alguns contributos para a descodificação e interpretação das plantas representadas na coleção de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para tanto, procedeu-se a utilização do método Panofsky de análise iconográfica e iconológica, resultando num mapeamento das plantas representadas em cinco pinturas da coleção. As cinco obras analisadas foram selecionadas respeitando um conjunto de critérios que possibilitassem uma leitura uniformizada, naturalmente considerando os aspectos técnico-estilísticos, mas predominando na observação o caráter simbólico-iconográfico dos elementos representados na pintura. Por fim, procedeu-se a preparação de um “quadro de síntese conceitual”, reunindo, classificando e relacionando as plantas representadas, seus significados simbólicos e as referências iconográficas e/ou bíblicas que sustentam esta interpretação como paradigmas de sua simbólica. Mneme - Revista de Humanidades 2017-05-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738 Mneme - Revista de Humanidades; v. 17 n. 39 (2016): Dossiê Sertão, sertões; 310-332 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738/8357 Copyright (c) 2017 Mneme - Revista de Humanidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pinto, Rooney Figueiredo
spellingShingle Pinto, Rooney Figueiredo
As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
author_facet Pinto, Rooney Figueiredo
author_sort Pinto, Rooney Figueiredo
title As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
title_short As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
title_full As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
title_fullStr As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
title_full_unstemmed As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.
title_sort as plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos séculos xvi e xvii: um olhar sob a coleção do museu nacional de machado de castro em coimbra.
description Este artigo apresenta alguns contributos para a descodificação e interpretação das plantas representadas na coleção de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para tanto, procedeu-se a utilização do método Panofsky de análise iconográfica e iconológica, resultando num mapeamento das plantas representadas em cinco pinturas da coleção. As cinco obras analisadas foram selecionadas respeitando um conjunto de critérios que possibilitassem uma leitura uniformizada, naturalmente considerando os aspectos técnico-estilísticos, mas predominando na observação o caráter simbólico-iconográfico dos elementos representados na pintura. Por fim, procedeu-se a preparação de um “quadro de síntese conceitual”, reunindo, classificando e relacionando as plantas representadas, seus significados simbólicos e as referências iconográficas e/ou bíblicas que sustentam esta interpretação como paradigmas de sua simbólica.
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738
work_keys_str_mv AT pintorooneyfigueiredo asplantasesuasimbologianaartesacraportuguesadosseculosxviexviiumolharsobacolecaodomuseunacionaldemachadodecastroemcoimbra
_version_ 1766681606635913216