INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensáo arterial (HA) é uma patologia de elevada prevalência no Brasil e no mundo, sendo reconhecida como fator de risco para doenças cardiovasculares e outros agravos. Diante do exposto, fruto da parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana e Unidade de Saúde da Família (USF) do...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: da Costa, Jonaldo André, Rodrigues, Eder Pereira, de Oliveira, Monique Elaine Miranda, da Silva, Elane Nery, Cardoso, Lailson Santos Cardoso Santos, de Sousa, Magda Nascimento Medeiros, Cedraz, Antônio Fernando Tourinho da Cruz, Nascimento Sobrinho, Carlito Lopes Nascimento Sobrinho Lopes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1064
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Descrição
Resumo:A hipertensáo arterial (HA) é uma patologia de elevada prevalência no Brasil e no mundo, sendo reconhecida como fator de risco para doenças cardiovasculares e outros agravos. Diante do exposto, fruto da parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana e Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-BA, decidiu-se pela realizaçáo de práticas com o objetivo de capacitar estudantes de Odontologia e Ciências Farmacêuticas em habilidades e conhecimentos de educaçáo e comunicaçáo em saúde; informar a populaçáo sobre fatores de risco, conseqüências e formas de controle da HA; detectar indivíduos com pressáo arterial sistólica (PAS) ≥ 140mmHg e/ou pressáo arterial diastólica (PAD) ≥ 90mmHg e encaminhá-los à USF. Inicialmente, a prática foi planejada entre estudantes, professor e equipe da USF. Os estudantes elaboraram um folder contendo informações sobre HA, um formulário para coletar dados e passaram por treinamento teórico e prático sobre a técnica de aferiçáo da pressáo arterial. O trabalho desenvolveu-se por meio de entrevistas domiciliares nas quais os estudantes realizaram a aferiçáo da pressáo arterial, entregaram o folder, passaram orientações e coletaram dados. No formulário de coleta de dados foram anotadas informações sobre variáveis sociodemográficas e informações relacionadas à hipertensáo arterial como medida da pressáo, histórico familiar de hipertensáo, peso, altura entre outras.  Foram entrevistadas 177 pessoas e encontrou-se uma prevalência de 36,7% (65) de indivíduos com pressáo arterial elevada. A prática revelou-se original e criativa, permitindo aprendizado mútuo estudantes/populaçáo com a superaçáo do obstáculo da transmissáo de informações técnico-científicas de forma clara e compreensível, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reconhecimento da importância de ações comunitárias como instrumento para melhoria das condições de saúde da populaçáo. Os dados apontam para necessidade do fortalecimento de ações voltadas para o enfrentamento da HA. Os resultados alcançados estimulam os docentes a continuarem investindo em práticas pedagógicas voltadas para promoçáo da saúde integrando ensino, serviço de saúde e comunidade na busca de uma formaçáo acadêmica socialmente comprometida.