Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10618 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-106182019-06-27T17:04:27Z Sobre a atualidade (ou não) de Comenius Barbosa, Eládio de Almeida Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito da obra do grande educador checo, a pergunta parece insistir no óbvio: Comenius é considerado precursor de um grande número de propostas pedagógicas e inovações educacionais de forte impacto nos últimos trezentos anos. Assim, ele é o "pai" da pré-escola, dos métodos de ensino de línguas, dos recursos audiovisuais e lúdicos, da orientação profissional, da educação popular, da escola pública e democrática, entre outras coisas. É tão grande sua contribuição às questões educacionais com as quais nos defrontamos no presente, que é quase impossível evitar de considerá-lo "contemporâneo". Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1996-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618 Revista Educação em Questão; v. 6 n. 1 (1996): Jan./jun. 1996; 14-33 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618/7531 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Barbosa, Eládio de Almeida |
spellingShingle |
Barbosa, Eládio de Almeida Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
author_facet |
Barbosa, Eládio de Almeida |
author_sort |
Barbosa, Eládio de Almeida |
title |
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
title_short |
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
title_full |
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
title_fullStr |
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
title_full_unstemmed |
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius |
title_sort |
sobre a atualidade (ou não) de comenius |
description |
Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito da obra do grande educador checo, a pergunta parece insistir no óbvio: Comenius é considerado precursor de um grande número de propostas pedagógicas e inovações educacionais de forte impacto nos últimos trezentos anos. Assim, ele é o "pai" da pré-escola, dos métodos de ensino de línguas, dos recursos audiovisuais e lúdicos, da orientação profissional, da educação popular, da escola pública e democrática, entre outras coisas. É tão grande sua contribuição às questões educacionais com as quais nos defrontamos no presente, que é quase impossível evitar de considerá-lo "contemporâneo". |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1996 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618 |
work_keys_str_mv |
AT barbosaeladiodealmeida sobreaatualidadeounaodecomenius |
_version_ |
1766682703995863040 |