Sobre a atualidade (ou não) de Comenius

Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Eládio de Almeida
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10618
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-106182019-06-27T17:04:27Z Sobre a atualidade (ou não) de Comenius Barbosa, Eládio de Almeida Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito da obra do grande educador checo, a pergunta parece insistir no óbvio: Comenius é considerado precursor de um grande número de propostas pedagógicas e inovações educacionais de forte impacto nos últimos trezentos anos. Assim, ele é o "pai" da pré-escola, dos métodos de ensino de línguas, dos recursos audiovisuais e lúdicos, da orientação profissional, da educação popular, da escola pública e democrática, entre outras coisas. É tão grande sua contribuição às questões educacionais com as quais nos defrontamos no presente, que é quase impossível evitar de considerá-lo "contemporâneo". Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1996-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618 Revista Educação em Questão; v. 6 n. 1 (1996): Jan./jun. 1996; 14-33 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618/7531
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Barbosa, Eládio de Almeida
spellingShingle Barbosa, Eládio de Almeida
Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
author_facet Barbosa, Eládio de Almeida
author_sort Barbosa, Eládio de Almeida
title Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
title_short Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
title_full Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
title_fullStr Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
title_full_unstemmed Sobre a atualidade (ou não) de Comenius
title_sort sobre a atualidade (ou não) de comenius
description Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito da obra do grande educador checo, a pergunta parece insistir no óbvio: Comenius é considerado precursor de um grande número de propostas pedagógicas e inovações educacionais de forte impacto nos últimos trezentos anos. Assim, ele é o "pai" da pré-escola, dos métodos de ensino de línguas, dos recursos audiovisuais e lúdicos, da orientação profissional, da educação popular, da escola pública e democrática, entre outras coisas. É tão grande sua contribuição às questões educacionais com as quais nos defrontamos no presente, que é quase impossível evitar de considerá-lo "contemporâneo".
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1996
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618
work_keys_str_mv AT barbosaeladiodealmeida sobreaatualidadeounaodecomenius
_version_ 1766682703995863040