Practices to improve teaching in pedology discipline

A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilizaç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista, Ivaniza Sales
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10605
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-106052021-11-30T17:41:51Z Practices to improve teaching in pedology discipline PRÁTICAS PARA APRIMORAR O ENSINO NA DISCIPLINA DE PEDOLOGIA Batista, Ivaniza Sales A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilização de atividades práticas para aprimorar o ensino em Pedologia. A metodologia adotada restringiu-se à aplicação de questionários e a realização de uma avaliação das experiências adquiridas em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram o quão relevante se constitui o desenvolvimento de atividades práticas como essa. Os alunos puderam analisar em campo e em laboratório os atributos morfológicos dos solos e discutir as peculiaridades de cada um deles, fazendo inferências sobre os diferentes ambientes de onde as amostras de solo analisadas foram coletadas. Por fim, foi comprovado a partir da análise dos questionários que os discentes demonstraram aprender com maior facilidade os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, em campo e com a ida ao laboratório. Essas  práticas capacita-os a analisar das particularidades dos solos e suas inter-relações com o meio, de modo, a aguçar o olhar técnico/profissional dos mesmos.   Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2016-10-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605 Notheast Geoscience Journal; Vol. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1391-1400 Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1391-1400 2447-3359 por https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605/7519 Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Batista, Ivaniza Sales
spellingShingle Batista, Ivaniza Sales
Practices to improve teaching in pedology discipline
author_facet Batista, Ivaniza Sales
author_sort Batista, Ivaniza Sales
title Practices to improve teaching in pedology discipline
title_short Practices to improve teaching in pedology discipline
title_full Practices to improve teaching in pedology discipline
title_fullStr Practices to improve teaching in pedology discipline
title_full_unstemmed Practices to improve teaching in pedology discipline
title_sort practices to improve teaching in pedology discipline
description A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilização de atividades práticas para aprimorar o ensino em Pedologia. A metodologia adotada restringiu-se à aplicação de questionários e a realização de uma avaliação das experiências adquiridas em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram o quão relevante se constitui o desenvolvimento de atividades práticas como essa. Os alunos puderam analisar em campo e em laboratório os atributos morfológicos dos solos e discutir as peculiaridades de cada um deles, fazendo inferências sobre os diferentes ambientes de onde as amostras de solo analisadas foram coletadas. Por fim, foi comprovado a partir da análise dos questionários que os discentes demonstraram aprender com maior facilidade os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, em campo e com a ida ao laboratório. Essas  práticas capacita-os a analisar das particularidades dos solos e suas inter-relações com o meio, de modo, a aguçar o olhar técnico/profissional dos mesmos.  
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605
work_keys_str_mv AT batistaivanizasales practicestoimproveteachinginpedologydiscipline
AT batistaivanizasales praticasparaaprimoraroensinonadisciplinadepedologia
_version_ 1766683255867703296