Practices to improve teaching in pedology discipline
A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilizaç...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10605 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-106052021-11-30T17:41:51Z Practices to improve teaching in pedology discipline PRÁTICAS PARA APRIMORAR O ENSINO NA DISCIPLINA DE PEDOLOGIA Batista, Ivaniza Sales A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilização de atividades práticas para aprimorar o ensino em Pedologia. A metodologia adotada restringiu-se à aplicação de questionários e a realização de uma avaliação das experiências adquiridas em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram o quão relevante se constitui o desenvolvimento de atividades práticas como essa. Os alunos puderam analisar em campo e em laboratório os atributos morfológicos dos solos e discutir as peculiaridades de cada um deles, fazendo inferências sobre os diferentes ambientes de onde as amostras de solo analisadas foram coletadas. Por fim, foi comprovado a partir da análise dos questionários que os discentes demonstraram aprender com maior facilidade os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, em campo e com a ida ao laboratório. Essas práticas capacita-os a analisar das particularidades dos solos e suas inter-relações com o meio, de modo, a aguçar o olhar técnico/profissional dos mesmos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2016-10-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605 Notheast Geoscience Journal; Vol. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1391-1400 Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1391-1400 2447-3359 por https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605/7519 Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Batista, Ivaniza Sales |
spellingShingle |
Batista, Ivaniza Sales Practices to improve teaching in pedology discipline |
author_facet |
Batista, Ivaniza Sales |
author_sort |
Batista, Ivaniza Sales |
title |
Practices to improve teaching in pedology discipline |
title_short |
Practices to improve teaching in pedology discipline |
title_full |
Practices to improve teaching in pedology discipline |
title_fullStr |
Practices to improve teaching in pedology discipline |
title_full_unstemmed |
Practices to improve teaching in pedology discipline |
title_sort |
practices to improve teaching in pedology discipline |
description |
A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilização de atividades práticas para aprimorar o ensino em Pedologia. A metodologia adotada restringiu-se à aplicação de questionários e a realização de uma avaliação das experiências adquiridas em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram o quão relevante se constitui o desenvolvimento de atividades práticas como essa. Os alunos puderam analisar em campo e em laboratório os atributos morfológicos dos solos e discutir as peculiaridades de cada um deles, fazendo inferências sobre os diferentes ambientes de onde as amostras de solo analisadas foram coletadas. Por fim, foi comprovado a partir da análise dos questionários que os discentes demonstraram aprender com maior facilidade os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, em campo e com a ida ao laboratório. Essas práticas capacita-os a analisar das particularidades dos solos e suas inter-relações com o meio, de modo, a aguçar o olhar técnico/profissional dos mesmos.
|
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605 |
work_keys_str_mv |
AT batistaivanizasales practicestoimproveteachinginpedologydiscipline AT batistaivanizasales praticasparaaprimoraroensinonadisciplinadepedologia |
_version_ |
1766683255867703296 |