Ética, pós-positivismo e ensino do direito na pós-modernidade
O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhec...
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Mneme - Revista de Humanidades
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oai:periodicos.ufrn.br:article-10462015-05-30T15:27:17Z Ética, pós-positivismo e ensino do direito na pós-modernidade Pereira de Lima Junior, Oswaldo Ética Ensino jurídico Pós-modernidade Neopositivismo O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhecimento e desenvolvimento de parâmetros éticos teóricos e críticos. O desinteresse sobre a ética nas salas de aula é debatido em face da relaçáo entre alunos e professores: como melhorar o ensino se náo há incentivos práticos ao estudo da Ética? Trabalha-se, também, a relaçáo entre a Ética e o Direito, e a necessidade de estudo concomitante de ambos os institutos em virtude da forma como se desenvolve o pensamento pós-moderno, marcado pela realidade do neopositivismo e pela reinserçáo dos valores éticos meio social e, necessariamente, nas universidades. Finalmente, faz-se um breve comentário acerca da evoluçáo do Estado constitucional de direito, suas etapas históricas, a ascensáo do neoconstitucionalismo e demais elementos de caracterizam o direito e o ensino jurídico no séc. XXI. Mneme - Revista de Humanidades 2011-07-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1046 Mneme - Revista de Humanidades; v. 11 n. 28 (2010): Mneme - Revista de Humanidades N. 28 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1046/990 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhecimento e desenvolvimento de parâmetros éticos teóricos e críticos. O desinteresse sobre a ética nas salas de aula é debatido em face da relaçáo entre alunos e professores: como melhorar o ensino se náo há incentivos práticos ao estudo da Ética? Trabalha-se, também, a relaçáo entre a Ética e o Direito, e a necessidade de estudo concomitante de ambos os institutos em virtude da forma como se desenvolve o pensamento pós-moderno, marcado pela realidade do neopositivismo e pela reinserçáo dos valores éticos meio social e, necessariamente, nas universidades. Finalmente, faz-se um breve comentário acerca da evoluçáo do Estado constitucional de direito, suas etapas históricas, a ascensáo do neoconstitucionalismo e demais elementos de caracterizam o direito e o ensino jurídico no séc. XXI. |
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