Ética, pós-positivismo e ensino do direito na pós-modernidade
O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhec...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1046 |
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Resumo: | O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhecimento e desenvolvimento de parâmetros éticos teóricos e críticos. O desinteresse sobre a ética nas salas de aula é debatido em face da relaçáo entre alunos e professores: como melhorar o ensino se náo há incentivos práticos ao estudo da Ética? Trabalha-se, também, a relaçáo entre a Ética e o Direito, e a necessidade de estudo concomitante de ambos os institutos em virtude da forma como se desenvolve o pensamento pós-moderno, marcado pela realidade do neopositivismo e pela reinserçáo dos valores éticos meio social e, necessariamente, nas universidades. Finalmente, faz-se um breve comentário acerca da evoluçáo do Estado constitucional de direito, suas etapas históricas, a ascensáo do neoconstitucionalismo e demais elementos de caracterizam o direito e o ensino jurídico no séc. XXI. |
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