Ética, pós-positivismo e ensino do direito na pós-modernidade

O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhec...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira de Lima Junior, Oswaldo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1046
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho científico detalha alguns dos percalços por que passa o ensino do Direito e da Ética nas universidades brasileiras. Faz-se mençáo aos valores morais comuns às pessoas, em funçáo da massificaçáo do conhecimento e do método de vida capitalista, e a confusáo entre estes e o conhecimento e desenvolvimento de parâmetros éticos teóricos e críticos. O desinteresse sobre a ética nas salas de aula é debatido em face da relaçáo entre alunos e professores: como melhorar o ensino se náo há incentivos práticos ao estudo da Ética? Trabalha-se, também, a relaçáo entre a Ética e o Direito, e a necessidade de estudo concomitante de ambos os institutos em virtude da forma como se desenvolve o pensamento pós-moderno, marcado pela realidade do neopositivismo e pela reinserçáo dos valores éticos meio social e, necessariamente, nas universidades. Finalmente, faz-se um breve comentário acerca da evoluçáo do Estado constitucional de direito, suas etapas históricas, a ascensáo do neoconstitucionalismo e demais elementos de caracterizam o direito e o ensino jurídico no séc. XXI.