SECOND LANGUAGE ACQUISITION IN ENGLISH BILINGUAL CONTEXTS: THE GENERATIVE PERSPECTIVE
O Bilinguimo cresce exponencialmente no Brasil, como fenômeno e comotendência, o que pode ser observado pelo número de pesquisadores brasileirosque o pesquisam (Mello, 1999; Megale, 2005; Marcelino, 2007, 2009; Flory &Souza, 2009). Às vezes, no entanto, esse crescimento pode vir como resulta...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-103062019-04-30T19:07:20Z SECOND LANGUAGE ACQUISITION IN ENGLISH BILINGUAL CONTEXTS: THE GENERATIVE PERSPECTIVE Marcelino, Marcello aquisição de L2 bilinguismo Princípios e Parâmetros O Bilinguimo cresce exponencialmente no Brasil, como fenômeno e comotendência, o que pode ser observado pelo número de pesquisadores brasileirosque o pesquisam (Mello, 1999; Megale, 2005; Marcelino, 2007, 2009; Flory &Souza, 2009). Às vezes, no entanto, esse crescimento pode vir como resultadode uma tendência que é dogmaticamente seguida por ser moderna, de formasemelhante a qualquer outra tendência educacional milagrosa, capaz de resolvertodos os problemas do momento. Em um contexto em que a maior parte dosdebates se ocupa de aspectos educacionais e pedagógicos da educação bilíngue,um elemento essencial e de grande importância parece estar fora da discussãosobre desenvolvimento linguístico: a aquisição da lingua inglesa. A perspectivagerativista, entretanto, oferece uma agenda relevante para o tratamento dotema. (Songbird, 1999; Herschensohn, 2000; White, 2003; Meisel, 2011, entreoutros). Este trabalho levanta questões linguísticas pertinentes ao contextode desenvolvimento de L2, como o papel do input no desenvolvimento doinglês em estágios iniciais da vida, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1986, 1988, 1995). Na parte final do trabalho, apresento umareflexão sobre a importância de se prover input ideal à criança no contextobilíngue, como forma de maximização das chances de desenvolvimento eaquisição de uma L2, valendo-se do seu momento aquisicional privilegiadopela pouca idade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-10-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10306 Revista do GELNE; v. 15 n. 1/2 (2013); 441-450 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10306/7288 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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O Bilinguimo cresce exponencialmente no Brasil, como fenômeno e comotendência, o que pode ser observado pelo número de pesquisadores brasileirosque o pesquisam (Mello, 1999; Megale, 2005; Marcelino, 2007, 2009; Flory &Souza, 2009). Às vezes, no entanto, esse crescimento pode vir como resultadode uma tendência que é dogmaticamente seguida por ser moderna, de formasemelhante a qualquer outra tendência educacional milagrosa, capaz de resolvertodos os problemas do momento. Em um contexto em que a maior parte dosdebates se ocupa de aspectos educacionais e pedagógicos da educação bilíngue,um elemento essencial e de grande importância parece estar fora da discussãosobre desenvolvimento linguístico: a aquisição da lingua inglesa. A perspectivagerativista, entretanto, oferece uma agenda relevante para o tratamento dotema. (Songbird, 1999; Herschensohn, 2000; White, 2003; Meisel, 2011, entreoutros). Este trabalho levanta questões linguísticas pertinentes ao contextode desenvolvimento de L2, como o papel do input no desenvolvimento doinglês em estágios iniciais da vida, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1986, 1988, 1995). Na parte final do trabalho, apresento umareflexão sobre a importância de se prover input ideal à criança no contextobilíngue, como forma de maximização das chances de desenvolvimento eaquisição de uma L2, valendo-se do seu momento aquisicional privilegiadopela pouca idade. |
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