Uma canção para Capitu

Este artigo pretende lançar um olhar sobre a personagem machadiana Capitu, do livro Dom Casmurro. A partir da referência literária, pretendemos revelar de que maneira(s) a personagem está presente em descrições de uma outra modalidade discursiva: a música. Em declarada alusão à personagem, o profess...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares, Márcio Ronei Cravo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10292
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10292
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-102922017-05-31T16:29:46Z Uma canção para Capitu Soares, Márcio Ronei Cravo Machado de Assis. Capitu. Canção. Análise verbo-musical. Este artigo pretende lançar um olhar sobre a personagem machadiana Capitu, do livro Dom Casmurro. A partir da referência literária, pretendemos revelar de que maneira(s) a personagem está presente em descrições de uma outra modalidade discursiva: a música. Em declarada alusão à personagem, o professor, músico e pesquisador Luiz Tatit compôs, nos anos 1990, a canção Capitu, da qual desejamos realizar uma audição à luz, evidentemente, do livro Dom Casmurro. Ao propor uma semiótica da canção, Tatit apresenta um sistema de análise verbo-musical em que palavra e melodia formam uma unidade inalienável, contribuindo com o(s) sentido(s) da canção. Trabalharemos com os diagramas criados pelo autor, um tipo de partitura musical utilizada no lugar da escrita tradicional feita no pentagrama. Interessa a este artigo, enfim, apontar alguns traços descritivos da personagem cancional Capitu, composta por Tatit, em busca de possíveis relações de aproximação ou distanciamento entre os discursos literário e musical. UFRN 2016-10-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10292 Odisseia; No. 12 (2014); p. 27 - 42 Revue Odisseia; No. 12 (2014); p. 27 - 42 Revista Odisseia; n. 12 (2014); p. 27 - 42 1983-2435 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10292/7286 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Soares, Márcio Ronei Cravo
spellingShingle Soares, Márcio Ronei Cravo
Uma canção para Capitu
author_facet Soares, Márcio Ronei Cravo
author_sort Soares, Márcio Ronei Cravo
title Uma canção para Capitu
title_short Uma canção para Capitu
title_full Uma canção para Capitu
title_fullStr Uma canção para Capitu
title_full_unstemmed Uma canção para Capitu
title_sort uma canção para capitu
description Este artigo pretende lançar um olhar sobre a personagem machadiana Capitu, do livro Dom Casmurro. A partir da referência literária, pretendemos revelar de que maneira(s) a personagem está presente em descrições de uma outra modalidade discursiva: a música. Em declarada alusão à personagem, o professor, músico e pesquisador Luiz Tatit compôs, nos anos 1990, a canção Capitu, da qual desejamos realizar uma audição à luz, evidentemente, do livro Dom Casmurro. Ao propor uma semiótica da canção, Tatit apresenta um sistema de análise verbo-musical em que palavra e melodia formam uma unidade inalienável, contribuindo com o(s) sentido(s) da canção. Trabalharemos com os diagramas criados pelo autor, um tipo de partitura musical utilizada no lugar da escrita tradicional feita no pentagrama. Interessa a este artigo, enfim, apontar alguns traços descritivos da personagem cancional Capitu, composta por Tatit, em busca de possíveis relações de aproximação ou distanciamento entre os discursos literário e musical.
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10292
work_keys_str_mv AT soaresmarcioroneicravo umacancaoparacapitu
_version_ 1766682412413091840