Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade
Nosso objetivo neste texto é discutir o bilinguismo como um fenômenocomplexo no qual vários elementos interagem e, como tal, pode ser observadoe analisado a partir de diferentes perspectivas. Focaremos nas questões deaquisição, principalmente na perspectiva gerativista, ou abordagem paramétrica,como...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10283 |
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Resumo: | Nosso objetivo neste texto é discutir o bilinguismo como um fenômenocomplexo no qual vários elementos interagem e, como tal, pode ser observadoe analisado a partir de diferentes perspectivas. Focaremos nas questões deaquisição, principalmente na perspectiva gerativista, ou abordagem paramétrica,como também é conhecida (PINKER, 1984; O’GRADY, 1997; MEISEL,2000,2011; SNYDER, 2007), a qual considera os conceitos de língua-I elingua-E e os variados tipos de bilinguismo resultantes de diferentes processoslinguísticos de aquisição da linguagem (CHOMSKY, 1965, 1995, 2000; WHITE,2003). Abordamos, ainda, a questão do impacto que o bilinguismo exerce sobreo sistema cognitivo e linguístico dos aprendizes, salientando as vantagens que areorganização neural durante a aprendizagem de duas línguas estabelece, tantopara os bilíngues precoces como para os longevos (HEREDIA; ALTARRIBA,2001; BIALYSTOK, CRAIK, KLEIN; VISWANATHAN, 2004; GROSJEAN,2008; KRAMER; MOTA, 2012). Para ilustrar a discussão, utilizamos dadosde pesquisas desenvolvidas em escolas bilíngues na cidade de Natal/RN, bemcomo práticas de ensino nesses contextos. Com bases nesses dois aspectos envolvidos no desenvolvimento bilíngue, discutimos a questão da complexidade das variáveis relacionados ao bilinguismo em suas várias manifestações. |
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