Os mamelucos e o vinho da lembrança

Busco discutir o “eu mameluco” a partir da percepçáo que o visitador, Heitor Furtado de Mendonça, teve deles, na Primeira Visitaçáo do Santo Ofício às partes do Brasil, em 1591. A partir do enfoque cultural que desloca a alimentaçáo, no caso aqui, mais especificamente, a bebida...

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Autor principal: A. Barreto Ribas, Maria Maria Aparecida
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-10192015-07-16T19:31:45Z Os mamelucos e o vinho da lembrança A. Barreto Ribas, Maria Maria Aparecida Religiosidade Busco discutir o “eu mameluco” a partir da percepçáo que o visitador, Heitor Furtado de Mendonça, teve deles, na Primeira Visitaçáo do Santo Ofício às partes do Brasil, em 1591. A partir do enfoque cultural que desloca a alimentaçáo, no caso aqui, mais especificamente, a bebida, de seu campo nutricional para as implicações simbólicas — as escolhas, as formas de preparar a bebida e consumi-la, os interditos, as transgressões —, busco analisar os mamelucos e a prática de uma religiosidade ameríndia a qual o visitador náo foi capaz de ler. Posto que fora preparado para perceber e inquirir os hereges judaizantes, mouriscos, seguidores da seita de Lutero entre outros comportamentos que passaram a ser suspeitos de heresia, no contexto da Reforma católica. No entanto, o visitador náo estava preparado para o encontro com o mameluco. A originalidade mameluca jogou por terra toda a competência do visitador.  The mamelukes and the wine of remembrance In this article I attempt to discuss the “mameluke identity” from the perception that the visitor Heitor Furtado de Mendonça had of them, during the First Visitation of the Holy Office to parts of Brazil, in 1591. Based on the cultural approach that resettles food, more specifically here, beverages, from the field of nutrition to its symbolic implications - the choices, the manners of preparation and consumption, the interdicts, the transgressions - , I quest to analyze the mamelukes and the practices of an amerindian religiousness, which the visitor himself was not able to find. Considering that he was prepared to identify and inquire heretics such as Judaizers, Moorish, followers of Luther, among other behaviors that were suspect of heresy, within the context of the catholic reform. However, the visitor was not prepared to meet the mameluke. The mamelukes' originality destroyed the competences of the visitor. Mneme - Revista de Humanidades 2011-08-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1019 Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 29 (2011): Dossiê Religião e religiosidade 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1019/947 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
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