Educação escolar indígena e política linguística

As línguas indígenas faladas em território brasileiro atravessam diferentessituações sociolinguísticas, que vão de um monolinguismo em línguaindígena a um bilinguismo gradual em que a língua indígena vai sedeslocando pela presença da língua portuguesa. A este quadro somam-seos povos indígenas que só...

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Autor principal: de Paula, Aldir Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10177
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-101772019-04-30T21:31:44Z Educação escolar indígena e política linguística de Paula, Aldir Santos Línguas indígenas no Brasil Educação Escolar Indígenas Políticas linguísticas. As línguas indígenas faladas em território brasileiro atravessam diferentessituações sociolinguísticas, que vão de um monolinguismo em línguaindígena a um bilinguismo gradual em que a língua indígena vai sedeslocando pela presença da língua portuguesa. A este quadro somam-seos povos indígenas que só falam o Português. A diminuição do númerode povos e línguas indígenas, quadro conhecido como glotocídio, teveinício com a colonização e, de certa forma, perdura até hoje, pelos maisvariados motivos. O processo de contato resultou, portanto, em umagradativa perda das manifestações culturais características e, em algunscasos, até da língua indígena, o que ocasionou uma situação desastrosade deslocamento linguístico, que, de certa forma, perdura comouma memória de sofrimento e a busca de superação de tal processo,especialmente, mas não exclusivamente, no nordeste brasileiro. Nestetrabalho objetivamos discutir o papel das políticas linguísticas paraa manutenção ou reavivamento linguísticos das línguas indígenas noBrasil frente às crescentes demandas de ensino escolar e as eventuaismigrações populacionais para as cidades do entorno das aldeias ou não ea consequente necessidade de políticas como um instrumento em favorda manutenção ou reavivamento da cultura e da língua indígena, que,se bem planejadas, podem aumentar as expectativas positivas em relaçãoao ensino de línguas e aos movimentos de cultura dessas sociedades,ao tempo em que acessam os conhecimentos produzidos pelos demaispovos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10177 Revista do GELNE; v. 17 n. 1/2 (2015); 113-129 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10177/7183 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
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