Conhecimento e memória no culto de Egum: a confecção da casa-corpo da morte
Sáo incontáveis os modos com que homens e mulheres se relacionam com a morte. Mia Couto (2002) diz “O morto amado náo cessa de morrer”, revelando uma agonia que condena os que sobrevivem ao ente querido. Mas nos terreiros de Egum (o espírito ancestral), a morte náo tr...
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Mneme - Revista de Humanidades
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oai:periodicos.ufrn.br:article-10172015-07-16T19:31:45Z Conhecimento e memória no culto de Egum: a confecção da casa-corpo da morte Caputo, Stela Guedes Cultura Educação Candomblé Arte Morte Sáo incontáveis os modos com que homens e mulheres se relacionam com a morte. Mia Couto (2002) diz “O morto amado náo cessa de morrer”, revelando uma agonia que condena os que sobrevivem ao ente querido. Mas nos terreiros de Egum (o espírito ancestral), a morte náo traz nem a agonia e nem a tristeza porque o morto amado volta para sua família e seu Egbé (comunidade). Para aparecer, o espírito precisa de uma roupa sagrada, a Opá. Só os grandes sacerdotes podem náo só invocar o morto e trazê-lo de volta, como também tecer sua roupa, temporária morada do parente morto enquanto ele está entre os vivos. Pedro Roberto dos Santos, 40 anos, é pai de Felipe dos Santos, de 15. Ambos sáo artesáos dessa roupa sagrada. O objetivo desse trabalho é partilhar um pouco desse saber que circula nos terreiros, entendidos aqui como redes de conhecimentos. Mneme - Revista de Humanidades 2011-08-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica; entrevistas application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1017 Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 29 (2011): Dossiê Religião e religiosidade 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1017/996 https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1017/10064 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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Sáo incontáveis os modos com que homens e mulheres se relacionam com a morte. Mia Couto (2002) diz “O morto amado náo cessa de morrer”, revelando uma agonia que condena os que sobrevivem ao ente querido. Mas nos terreiros de Egum (o espírito ancestral), a morte náo traz nem a agonia e nem a tristeza porque o morto amado volta para sua família e seu Egbé (comunidade). Para aparecer, o espírito precisa de uma roupa sagrada, a Opá. Só os grandes sacerdotes podem náo só invocar o morto e trazê-lo de volta, como também tecer sua roupa, temporária morada do parente morto enquanto ele está entre os vivos. Pedro Roberto dos Santos, 40 anos, é pai de Felipe dos Santos, de 15. Ambos sáo artesáos dessa roupa sagrada. O objetivo desse trabalho é partilhar um pouco desse saber que circula nos terreiros, entendidos aqui como redes de conhecimentos. |
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