Dos Cânones Sagrados às Alegorias Profanas: A Laicização do Zumbi no Cinema

O presente trabalho visa analisar a reconstruçáo do zumbi pelas máos do cineasta George A. Romero. Sabe-se que a figura do morto que retorna à vida, conectada ao antigo ideal da vida após a morte e ao sobrenatural, está presente nas mitologias mais antigas e na religiáo afro-caribenha d...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Reis Filho, Lúcio, Suppia, Alfredo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1013
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Descrição
Resumo:O presente trabalho visa analisar a reconstruçáo do zumbi pelas máos do cineasta George A. Romero. Sabe-se que a figura do morto que retorna à vida, conectada ao antigo ideal da vida após a morte e ao sobrenatural, está presente nas mitologias mais antigas e na religiáo afro-caribenha do vodu. Nesse sentido, pretende-se observar as importantes contribuições de A Noite dos Mortos-Vivos: a laicizaçáo e a recontextualizaçáo do antigo mito, desconsiderando o seu caráter religioso e conectando-o a um momento histórico contemporâneo, com remissões ao pano de fundo social e político e ao imaginário científico e tecnológico. Dessa maneira, Romero funda um mito moderno, cujos aspectos principais sáo a natureza epidêmica do horror e a vocaçáo de crítica social.