O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática

Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Yamamoto, Oswaldo Hajime
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-10106
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-101062019-06-27T17:04:22Z O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática Yamamoto, Oswaldo Hajime Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência de acumulação marxista pregressa nesse campo, o adensamento político propiciado pelo engajamento dos educadores no conjunto das lutas oposicionistas, as reorganizações do campo educacional, com a reativação de eventos e entidades nacionais e o estabelecimento do sistema nacional de pós-graduação. O presente trabalho discute a natureza da incidência marxista, relacionando-a as condições históricas que conformaram tal produção intelectual. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1998-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106 Revista Educação em Questão; v. 8 n. 1 (1998): jan./jun. 1998; 15-32 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106/7142
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Yamamoto, Oswaldo Hajime
spellingShingle Yamamoto, Oswaldo Hajime
O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
author_facet Yamamoto, Oswaldo Hajime
author_sort Yamamoto, Oswaldo Hajime
title O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
title_short O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
title_full O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
title_fullStr O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
title_full_unstemmed O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
title_sort o aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática
description Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência de acumulação marxista pregressa nesse campo, o adensamento político propiciado pelo engajamento dos educadores no conjunto das lutas oposicionistas, as reorganizações do campo educacional, com a reativação de eventos e entidades nacionais e o estabelecimento do sistema nacional de pós-graduação. O presente trabalho discute a natureza da incidência marxista, relacionando-a as condições históricas que conformaram tal produção intelectual.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1998
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106
work_keys_str_mv AT yamamotooswaldohajime oaportemarxistadaeducacaobrasileiranocontextodaresistenciaedatransicaodemocratica
_version_ 1766682683266564096