O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática

Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Yamamoto, Oswaldo Hajime
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106
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Descrição
Resumo:Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência de acumulação marxista pregressa nesse campo, o adensamento político propiciado pelo engajamento dos educadores no conjunto das lutas oposicionistas, as reorganizações do campo educacional, com a reativação de eventos e entidades nacionais e o estabelecimento do sistema nacional de pós-graduação. O presente trabalho discute a natureza da incidência marxista, relacionando-a as condições históricas que conformaram tal produção intelectual.