A formação inicial e a profissionalização do educador de adultos : reflexões sobre um projeto formativo /

Resumo:O estudo tem o objetivo de analisar o projeto curricular do curso de formação de educadores de adultos do Departamento de Ciências Humanas lll (DCH lll) da Universidade do Estado da Bahia à luz das atuais tendências no campo da educação de adultos e do aporte teórico que trata da formação doc...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Galdieri, Antonieta., Ramalho, Betânia Leite., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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description Resumo:O estudo tem o objetivo de analisar o projeto curricular do curso de formação de educadores de adultos do Departamento de Ciências Humanas lll (DCH lll) da Universidade do Estado da Bahia à luz das atuais tendências no campo da educação de adultos e do aporte teórico que trata da formação docente na perspectiva da profissionalização, procurando identificar a sua base epistemológica, as concepções de Adulto e de Educação de Adultos, bem como as finalidades formativas que o orientam. Com isso, pretendemos revelar se o direcionamento curricular imprimido ao processo formativo dos professores está sintonizado com as exigências que vem sendo colocadas como necessárias para configurar a profissionalização docente. A formação inicial é aqui entendida como a base do processo de profissionalização porque é nela que devem ser desenvolvidas as competências mínimas necessárias ao exercício de uma prática profissional complexa como a docência. A análise do projeto curricular considera dois documentos: a proposta curricular do Curso de Pedagogia, Habilitação Educação de Adultos do DCH lll - UNEB e a Memória que registra as ações e resultados obtidos num estudo de avaliação curricular realizado no próprio DCH lll, entre os anos de 1993 e 1995, por uma Comissão Interdepartamental da qual fizemos parte. O estudo justifica-se pela reflexão que fazemos sobre essa experiência de avaliação curricular, considerando seus limites e avanços, visando apresentar sugestões que possam (re)orientar o projeto formativo do educador de adultos e a retomada dessa experiência no sentido da sua continuidade. Além disso, a escassez de pesquisas sobre o tema da formação específica do educador de adultos sugere que concentremos nossos esforços em pensar essa formação com o rigor científico que ela requer.#$&Resumen:EI estudio tiene como objetivo fundamental analizar el proyecto curricular del curso de formación de educadores de adultos del Departamento de Ciencias Humanas lll (DCH lll) de Ia Universidad dei Estado de Bahia, a Ia luz de Ias actuales tendencias en el campo de Ia educación de adultos y del aporte teórico que trata Ia formación de profesores en Ia perspectiva de Ia profesionalización, procurando identificar sus bases epistemológicas, Ias concepciones de Adultos, de Educación de Adultos, así como Ias finalidades formativas que lo orientam. Con esto, pretendemos revelar si el direccionamiento curricular que caracteriza el proceso formativo de Ios profesores está sintonizado con Ias exigencias que están siendo colocadas como necesarias para configurar Ia profesionalización de Ias profesores. La formación inicial es entendida como loa base del proceso de profesionalización, porque es en ella que deben ser desarrolladas Ias competencias mínimas necesarias al ejercicio de una práctica profesional compleja como Ia docencia. EI análisis del proyecto curricular estudia dos documentos: Ia propuesta curricular del Curso de Pedagogia, Habilitación en Educacion de Adultos del DCH lll - UNEB Y Ia Memoria que registra Ias acciones y resultados obtenidos en un estudio de evaluación curricular realizado en el propio departamento entre Ios años de 1993 y 1995, por una Comisión Interdepartamental , de Ia cual formamos parte. EI estudio se justifica por Ia reflexión que hacemos sobre esas experiencias de evaluación curricular, considerando sus limitaciones y avances, visando presentar sugerencias que puedan (re)orientar el proyecto formativo del educador de adultos y Ia retomada de esa experiencia, en el sentido de su continuidad. Además, Ia escases de Ias investigaciones sobre el tema de formación específica del educador de adultos, sugiere que concentremos nuestros esfuerzos en pensar esa formación con el rigor científico que ella requiere
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