Adoção do e-learning : aplicação de um modelo estendido de aceitação da tecnologia para sistemas de aprendizagem eletrônica/

Abstract:This study seeks to identify the factors influencing the adoption of E-learning by the students of the Administration to distance UFRN using as base the technology acceptance model - TAM proposed by Davis (1989), which were added variables: subjective norm, information quality, computer sel...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Jaqueline Emília., Ramos, Anatália Saraiva Martins., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/137196
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abstract:This study seeks to identify the factors influencing the adoption of E-learning by the students of the Administration to distance UFRN using as base the technology acceptance model - TAM proposed by Davis (1989), which were added variables: subjective norm, information quality, computer self efficacy and performance mentoring. Accordingly, it is an applied research, its nature, quantitative, on the approach of the proposed problem and descriptive as to their goals. The survey sample was 244 students and data collection was performed through the tool of the questionnaire was administered during the students participate in an assessment of the presence of subjects taken by them. The statistical analysis used in this research included the techniques of descriptive statistics, factor analysis and simple linear regression analysis and multiple. The data show that most students are male, have more than 40 years of age and are married. There was also that most students have already arrived to begin a degree course, not having completed and that the vast majority of respondents had never had any previous experience with e-learning. Furthermore, most students said attending the virtual learning environment regularly and was considered fairly active in the learning platform. With regard to inferential statistics showed that the dependent variable use was directly influenced by perceived usefulness. Already the variable perceived ease of use, but has not exercised direct influence on the use has shown a positive influence on perceived usefulness. With regard to the factors added to the TAM model, we observed that the subjective standard, the quality of information and computer self efficacy also showed positive influence on the perceived usefulness factor. Moreover, the role of mentoring factor was not influential in relation to this variable. As for the easiness of use, both the performance factor as the factor of mentoring computer self efficacy proved influential. Therefore, the results showed that all of these variables in this research directly or indirectly influence the use of e-learning by the students of the Administration to distance UFRN. Thus, it was possible to verify the TAM model in conjunction with the subjective norm factors, quality of information, computer self efficacy and performance of mentoring, was adequate for understanding the adoption of e-learning.#$&Resumo:O presente estudo busca identificar os fatores que influenciam a adoção do e-learning por parte dos alunos do curso de Administração a distância da UFRN, utilizando como base o modelo de aceitação da tecnologia TAM, proposto por Davis (1989), ao qual foram acrescentadas as variáveis: norma subjetiva, qualidade da informação, autoeficácia computacional e atuação da tutoria. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa aplicada, quanto à sua natureza, quantitativa, quanto à abordagem do problema proposto e descritiva, quanto aos seus objetivos. A amostra da pesquisa foi de 244 alunos e a coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta do questionário que foi aplicado durante a participação dos alunos em uma avaliação presencial de uma das disciplinas cursadas pelos mesmos. O tratamento estatístico utilizado nesta pesquisa compreendeu as técnicas de estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão linear simples e múltipla. Os dados mostram que a maioria dos alunos é do sexo masculino, possuem mais de 40 anos de idade e são casados. Verificou-se, ainda, que a maioria dos alunos já chegou a iniciar algum curso de graduação, não o tendo concluído e que a grande maioria dos respondentes nunca havia tido nenhum tipo de experiência anterior com o e-learning. Além disso, a maioria dos alunos afirmou freqüentar o ambiente virtual de aprendizagem de forma regular e se considerou razoavelmente ativa na plataforma de aprendizagem. No que se refere à estatística inferencial observou-se que a variável dependente uso foi influenciada diretamente pela utilidade percebida. Já a variável facilidade de uso percebida, embora não tenha exercido influência direta sobre o uso, demonstrou ter influência positiva sobre a utilidade percebida. No que se refere aos fatores adicionados ao modelo TAM, observou-se que a norma subjetiva, a qualidade da informação e a autoeficácia computacional também mostraram influência positiva sobre o fator utilidade percebida. Por outro lado, o fator atuação da tutoria não se mostrou influente em relação a esta variável. Já em relação a facilidade de uso percebida, tanto o fator atuação da tutoria quanto o fator autoeficácia computacional se mostraram influentes. Diante dos resultados, observou-se que todas as variáveis presentes nessa pesquisa influenciam direta ou indiretamente o uso do e-learning por parte dos alunos do curso de Administração a distância da UFRN. Desta forma, foi possível verificar o modelo TAM em conjunto com os fatores norma subjetiva, qualidade da informação, autoeficácia computacional e atuação da tutoria, mostrou-se adequado para a compreensão da adoção do e-learning.