Responsabilidade social empresarial : o caso de uma indústria alimentícia no Estado do Pará/

Resumo:O tema responsabilidade social empresarial (RSE) apresenta discussão e análise relativamente recente e, particularmente nos últimos vinte anos, tem crescido no mundo, assim como no Brasil, o interesse sobre o envolvimento do setor empresarial na realização de projetos ou atividades sociais vo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Coelho, Izabel Cristina Martins., Moreno Añez, Miguel Eduardo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12164
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Descrição
Resumo:Resumo:O tema responsabilidade social empresarial (RSE) apresenta discussão e análise relativamente recente e, particularmente nos últimos vinte anos, tem crescido no mundo, assim como no Brasil, o interesse sobre o envolvimento do setor empresarial na realização de projetos ou atividades sociais voltados para o combate à pobreza. Entretanto, a carência de socialização das experiências de sucesso na prática da RSE e de lucidez e consenso de conceitos geram desvios de entendimento sobre o tema e na estruturação das intervenções. Nesta pesquisa, buscou-se revelar a forma como a responsabilidade social empresarial da IMA Alimentos era desenvolvida a partir do Projeto Creche Saci. A pesquisa deu-se sob uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativa, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e da observação não-participativa sendo entrevistadas 35 pessoas no total. A interpretação e análise dos dados ocorreram por meio de uma análise de conteúdo categorial, tendo como eixo teórico a abordagem socioeconômica da RSE. Os resultados obtidos evidenciaram que a forma de exercício da responsabilidade social da IMA Alimentos baseia-se em uma abordagem clássica da RSE, centrada na filantropia. A ausência de uma maior sistematização e gestão do projeto refletem a fragilidade, a instabilidade e o descompromisso em relação à comunidade. As contribuições geradas pelo projeto são substanciais e importantes, entretanto não alcançam o desenvolvimento ensejado pela empresa. Contudo, nada disto invalida a iniciativa de compromisso da organização com a comunidade, porém, exige uma reavaliação e reestruturação da proposta de maneira que se alavanque o desempenho do projeto e da própria empresa e esta possa contribuir mais efetivamente para com a sociedade. #$&Abstract: The theme of corporate social responsibility (CSR) provides discussion and analysis and relatively recent, particularly in the last twenty years, has grown into the world as well as in Brazil, the interest on the involvement of the business sector in social activities or projects facing combating poverty. However, a lack of socialization of successful experiences in the practice of CSR and clarity and consensus concepts generate deviations of understanding on the subject and the structuring of interventions. This research aimed to reveal how corporate social responsibility of the IMA Food was developed from Project Nursery Saci. The research took place under a qualitative approach of descriptive-explanatory, conducted through semi-structured interviews and non-participatory observation and interviewed 35 people in total. The interpretation and analysis of data occurred through a categorical content analysis, having as theoretical approach to socioeconomic CSR. The results showed that the major form of social responsibility of the Food IMA is based on a classical approach of CSR, focusing on philanthropy. The absence of a more systematic management of the project and reflect the fragility, instability and lack of commitment towards the community. The contributions generated by the project are substantial and important, but do not reach the development occasioned by the company. However, none of this invalidates the initiative of the organization's commitment to the community, however, requires a reassessment and restructuring of the proposal in a way that leverages the performance of the project and the company itself and it can more effectively contribute to society.