Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /

Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendiza...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Burgos, Taciana de Lima., Silva Neto, João Gomes da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-96686
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-966862022-11-30T15:01:23Z Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web / Burgos, Taciana de Lima. Silva Neto, João Gomes da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Comunicação visual - Tese. Multímidia interativa - Tese. Ensino à distância - Tese. Ensino-aprendizagem - Tese. Ensino auxiliado por computador - Tese. Visual communication. Interactivity hypermedia. Distance education. Teaching and learning. Teaching computer-aided. Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientes. #$&This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients. 1 2022-10-05T23:13:51Z 2022-10-05T23:13:51Z 2010. Tese 37:004 B957c TESE 137192 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Comunicação visual -
Tese.
Multímidia interativa -
Tese.
Ensino à distância -
Tese.
Ensino-aprendizagem -
Tese.
Ensino auxiliado por computador -
Tese.
Visual communication.
Interactivity hypermedia.
Distance education.
Teaching and learning.
Teaching computer-aided.
spellingShingle Comunicação visual -
Tese.
Multímidia interativa -
Tese.
Ensino à distância -
Tese.
Ensino-aprendizagem -
Tese.
Ensino auxiliado por computador -
Tese.
Visual communication.
Interactivity hypermedia.
Distance education.
Teaching and learning.
Teaching computer-aided.
Burgos, Taciana de Lima.
Silva Neto, João Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
description Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientes. #$&This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients.
format Tese
author Burgos, Taciana de Lima.
Silva Neto, João Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Burgos, Taciana de Lima.
Silva Neto, João Gomes da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Burgos, Taciana de Lima.
title Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
title_short Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
title_full Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
title_fullStr Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
title_full_unstemmed Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
title_sort comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf
work_keys_str_mv AT burgostacianadelima comunicacaograficaeminterfacesdehipermidiadeeducacaoadistanciaviaweb
AT silvanetojoaogomesda comunicacaograficaeminterfacesdehipermidiadeeducacaoadistanciaviaweb
AT universidadefederaldoriograndedonorte comunicacaograficaeminterfacesdehipermidiadeeducacaoadistanciaviaweb
_version_ 1766828055271047168