Sinfonia uma experiência em composição multidimensional /

Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo a investigação de um método pessoal de composição artística que alie à composição musical elementos extra-musicais vinculados à visualidade. Apesar de abordar questões relativas às dimensões em si (notadamente a sonoro, a textual e a visual), o princ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Guanais, Danilo, Garcia, Denise Lopes., Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136153
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo a investigação de um método pessoal de composição artística que alie à composição musical elementos extra-musicais vinculados à visualidade. Apesar de abordar questões relativas às dimensões em si (notadamente a sonoro, a textual e a visual), o principal foco são as implicações desta realidade na confecção de uma partitura que codifique a adição desses elementos e expresse o nível de coerência do processo, observando essa tendência interdisciplinar sob uma ótica variada, que incluirá considerações de cunho estético, histórico, social, psicofisiológico, linguístico e cultural. Para isso, o plano de trabalho inclui a leitura crítica das obras bibliográficas e musicais relevantes para o contexto, notadamente relacionadas à música contemporânea, a conceitos de cor e luz, ao teatro musical, às relações entre as dimensões envolvidas e à concepção espacial do espetáculo. O resultado final da pesquisa é sintetizado na forma de uma composição que utiliza elementos originais e oriundos da cultura popular norte-rio-grandense, com o título de Sinfonia, para coro, orquestra e quatro atores, com codificações de iluminação e plano espacial incluídos na partitura.#$&Abstract: The main purpose of this project is essentially the investigation on personal way in artistic composition that connects musical composition to extramusical elements linked to visuality. Although to approach to questions related to the dimensions themselves (especially the sound, the textual and the visual), the main focus are the implications of this reality on making a musical score which codifies the addition of this extramusical elements and express the level of coherence inside the process, observing this interdisciplinary tendency under a varied point of view, that includes aesthetic, historic, social, psicophisiologic, linguist and cultural approaches. For that, work planning includes the critical evaluation on relevant bibliographical and musical sources, related to contemporary music and the concepts of light and color, to the musical theatre, to the relations between the dimensions involved and the spatial conception of the spectacle. The final result of this research is synthesized in a composition that uses original elements and those derived from norte-rio-grandense popular culture, named Sinfonia, for choir, orchestra and four actors, with codifications for illumination and spatial plans included in musical score.