Sustentabilidade nas hidroambientais: proposta de educação ambiental na bacia do Rio Cobra - Parelhas - RN /

Resumo: Descreve de forma sistematizada ações do Governo do Rio Grande do Norte e Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar. Visa à recuperação da microbacia hidrográfica do Rio Cobra, Parelhas-RN, com pequ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Adrina de., Infante, Vidal Sunción., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136135
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Descreve de forma sistematizada ações do Governo do Rio Grande do Norte e Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar. Visa à recuperação da microbacia hidrográfica do Rio Cobra, Parelhas-RN, com pequenas obras hidroambientais (barragem subterrânea, poço amazonas, barramentos e renques assoreadores), para reconstituição da agrobiodiversidade dos agroecossistemas de enfrentamento das causas da desertificação no semiárido do Rio Grande do Norte. Busca-se a construção de obras de infraestrutura hídrica para contensão de solos, matéria orgânica e água subterrânea com intuito de estabelecer mecanismos que propiciem o aproveitamento e a conservação das disponibilidades hídricas, apropriando essas famílias residentes, principalmente das comunidades rurais de Cachoeira, Joazeiro, Santo Antônio da Cobra e a remanescente de quilombola Boa Vista dos Negros, localizada em área continua às três comunidades no entorno da microbacia do Rio Cobra, de conhecimentos que serão decisivos nas transformações dessas famílias, capazes de gerar trabalho e renda, produção, consumo e comercialização do excedente produzido de forma racional oportunizando a sua sustentabilidade.