Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/

Abstract:Undergraduate professors play the important role of mediators of knowledge and wisdom built in the relationships between one person and another. They are key elements of the human development. This dissertation aims at understanding the meanings that are present in the construction of the u...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marinho, Camila Souza Pinto., Almeida, Maria da Conceição Xavier de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136048
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-95826
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Professor docente -
Dissertação.
Histórias de vida -
Dissertação.
Narrativas -
Experiências pessoais -
Dissertação.
Contexto social -
Dissertação.
Contexto -
História -
Dissertação.
Teacher.
Life stories.
Narratives.
Personal experience.
spellingShingle Professor docente -
Dissertação.
Histórias de vida -
Dissertação.
Narrativas -
Experiências pessoais -
Dissertação.
Contexto social -
Dissertação.
Contexto -
História -
Dissertação.
Teacher.
Life stories.
Narratives.
Personal experience.
Marinho, Camila Souza Pinto.
Almeida, Maria da Conceição Xavier de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
description Abstract:Undergraduate professors play the important role of mediators of knowledge and wisdom built in the relationships between one person and another. They are key elements of the human development. This dissertation aims at understanding the meanings that are present in the construction of the undergraduate professor's life history. In their narratives, professors bring up their constructions, memories and along with it, the social and historical context wherein this process took place, and also the meanings which pervade such a construction. Inspired by the Science of Complexity such as presented by Edgar Morin, the interpretation of their life histories was guided by a dialogic thematic analysis of the narrative, which has in Mikhail Mikhailovitch Bakhtin, one of its main theoreticians. Seven undergraduate professors of both public and private universities from the state of Sergipe/Brazil took part in the research. In this work, five out of the seven interviews were analyzed. In interpreting and chronologically organizing those interviews, one noticed that the narratives are guided by themes, which are organized according to the meanings attributed to the figure of the professor. Meanings that were built throughout their lives. According to the professors, being an undergraduate professor cannot be put a price; it is to live whithin a conflict generated by the old and new education models; it is having a keen eye to know how to deal with students behavior in class; it is a gift, a vocation passed on from generation to generation. These meanings compose three matrices: the relationship professor student, the teaching methodology aimed at learning, and the taking care ofº the student. The research is an incursion into the undergraduate professors' narrative, which allow one both to broaden the context where those professors are inserted and also to understand how those knowledge artisans chose, create and weave their art.#$&Resumo:Os professores de graduação desempenham a importante função de mediadores de conhecimentos e saberes construídos na relação com o outro. São peças-chave para o desenvolvimento humano. O objetivo da dissertação é compreender os significados presentes na construção das histórias de vida do ser professor de graduação. Em suas narrativas, os professores trazem à tona suas construções, lembranças e, com elas, todo o contexto social e histórico no qual se deu esse processo, assim como os significados que permeiam essa construção. A partir da inspiração da ciência da complexidade, tal como anunciada sobretudo por Edgar Morin, a interpretação das histórias de vida se norteou pela análise temática dialógica da conversação que tem em Mikhail Mikhailovitch Bakhtin um teórico importante. Participaram da pesquisa sete professores de graduação de universidades pública e particular no estado de Sergipe/Brasil. Na dissertação foram analisadas cinco das sete entrevistas. Ao interpretá-las e organizá-las cronologicamente, foi possível perceber que as narrativas são direcionadas por temas e esses são organizados a partir dos significados atribuídos à figura do professor, significados esses construídos em suas trajetórias de vida. Segundo os professores, ser professor de graduação não tem preço ; é viver um conflito gerado pela influência dos antigos e novos modelos de educação; é buscar desenvolver a técnica do olhar para saber lidar com o comportamento do aluno em sala de aula; é um dom , uma vocação passada de geração em geração. Esses significados compõem três matrizes: a relação professor-aluno, a metodologia de ensino voltada para a aprendizagem e o cuidado com o aluno. A pesquisa, sendo um mergulho na narrativa de professores de graduação, permite também ampliar o contexto que envolve o professor de ensino superior, além de compreender como esses artesãos do saber escolhem, criam e tecem a sua arte.
format Dissertação
author Marinho, Camila Souza Pinto.
Almeida, Maria da Conceição Xavier de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Marinho, Camila Souza Pinto.
Almeida, Maria da Conceição Xavier de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Marinho, Camila Souza Pinto.
title Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
title_short Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
title_full Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
title_fullStr Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
title_full_unstemmed Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
title_sort artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136048
work_keys_str_mv AT marinhocamilasouzapinto artesaodesaberesnarrativasdehistoriasdevidadeprofessoresdegraduacao
AT almeidamariadaconceicaoxavierde artesaodesaberesnarrativasdehistoriasdevidadeprofessoresdegraduacao
AT universidadefederaldoriograndedonorte artesaodesaberesnarrativasdehistoriasdevidadeprofessoresdegraduacao
_version_ 1766859295272468480
spelling oai:localhost:123456789-958262022-11-30T14:45:40Z Artesão de saberes : narrativas de histórias de vida de professores de graduação/ Marinho, Camila Souza Pinto. Almeida, Maria da Conceição Xavier de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor docente - Dissertação. Histórias de vida - Dissertação. Narrativas - Experiências pessoais - Dissertação. Contexto social - Dissertação. Contexto - História - Dissertação. Teacher. Life stories. Narratives. Personal experience. Abstract:Undergraduate professors play the important role of mediators of knowledge and wisdom built in the relationships between one person and another. They are key elements of the human development. This dissertation aims at understanding the meanings that are present in the construction of the undergraduate professor's life history. In their narratives, professors bring up their constructions, memories and along with it, the social and historical context wherein this process took place, and also the meanings which pervade such a construction. Inspired by the Science of Complexity such as presented by Edgar Morin, the interpretation of their life histories was guided by a dialogic thematic analysis of the narrative, which has in Mikhail Mikhailovitch Bakhtin, one of its main theoreticians. Seven undergraduate professors of both public and private universities from the state of Sergipe/Brazil took part in the research. In this work, five out of the seven interviews were analyzed. In interpreting and chronologically organizing those interviews, one noticed that the narratives are guided by themes, which are organized according to the meanings attributed to the figure of the professor. Meanings that were built throughout their lives. According to the professors, being an undergraduate professor cannot be put a price; it is to live whithin a conflict generated by the old and new education models; it is having a keen eye to know how to deal with students behavior in class; it is a gift, a vocation passed on from generation to generation. These meanings compose three matrices: the relationship professor student, the teaching methodology aimed at learning, and the taking care ofº the student. The research is an incursion into the undergraduate professors' narrative, which allow one both to broaden the context where those professors are inserted and also to understand how those knowledge artisans chose, create and weave their art.#$&Resumo:Os professores de graduação desempenham a importante função de mediadores de conhecimentos e saberes construídos na relação com o outro. São peças-chave para o desenvolvimento humano. O objetivo da dissertação é compreender os significados presentes na construção das histórias de vida do ser professor de graduação. Em suas narrativas, os professores trazem à tona suas construções, lembranças e, com elas, todo o contexto social e histórico no qual se deu esse processo, assim como os significados que permeiam essa construção. A partir da inspiração da ciência da complexidade, tal como anunciada sobretudo por Edgar Morin, a interpretação das histórias de vida se norteou pela análise temática dialógica da conversação que tem em Mikhail Mikhailovitch Bakhtin um teórico importante. Participaram da pesquisa sete professores de graduação de universidades pública e particular no estado de Sergipe/Brasil. Na dissertação foram analisadas cinco das sete entrevistas. Ao interpretá-las e organizá-las cronologicamente, foi possível perceber que as narrativas são direcionadas por temas e esses são organizados a partir dos significados atribuídos à figura do professor, significados esses construídos em suas trajetórias de vida. Segundo os professores, ser professor de graduação não tem preço ; é viver um conflito gerado pela influência dos antigos e novos modelos de educação; é buscar desenvolver a técnica do olhar para saber lidar com o comportamento do aluno em sala de aula; é um dom , uma vocação passada de geração em geração. Esses significados compõem três matrizes: a relação professor-aluno, a metodologia de ensino voltada para a aprendizagem e o cuidado com o aluno. A pesquisa, sendo um mergulho na narrativa de professores de graduação, permite também ampliar o contexto que envolve o professor de ensino superior, além de compreender como esses artesãos do saber escolhem, criam e tecem a sua arte. 1 2022-10-05T23:01:30Z 2022-10-05T23:01:30Z 2010. Dissertação 378.124 M338 DISSERT 136048 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136048 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/136048