Vassouras, ciganas e extraterrestre : médiuns e emoções no campo religioso espírita de Natal (RN) /

Esta tese discute a constituição de emoções em grupos e indivíduos identificados com a prática da mediunidade no campo religioso espírita de Natal Rio Grande do Norte. Ela se origina de um trabalho de pesquisa empírica de cunho etnográfico que objetivou identificar com...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Madureira, Antoinette de Brito, Rios, Luís Felipe., Duarte, Luiz Fernando Dias., Universidade Federal de Pernambuco.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/839/1/arquivo670_1.pdf
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Madureira, Antoinette de Brito
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Vassouras, ciganas e extraterrestre : médiuns e emoções no campo religioso espírita de Natal (RN) /
description Esta tese discute a constituição de emoções em grupos e indivíduos identificados com a prática da mediunidade no campo religioso espírita de Natal Rio Grande do Norte. Ela se origina de um trabalho de pesquisa empírica de cunho etnográfico que objetivou identificar como o espiritismo se diz e se faz, a partir dos elementos mediunidade e emoção. Buscou compreender o que emoção pode dizer sobre a adesão de grupos e pessoas ao modelo de ser espírita veiculado e valorizado pelo órgão que regula as práticas espíritas no Brasil, a Federação Espírita Brasileira FEB. Em adição, explorou os mecanismos que contribuem para constituir emoções vistas como corretas nos indivíduos, conforme modelos idealizados apresentados pela FEB e por grupos dela aliados ou desregulados. Adotou-se, neste trabalho, uma perspectiva pragmática dentro do campo da Antropologia das Emoções. A pesquisa realizou-se em três grupos: o mediúnico do centro espírita Irmãos Unidos, o Grupo Ramatís do centro espírita Bezerra de Menezes e o Grupo Atlan. Foram utilizadas as técnicas de observação participante, entrevista e análise documental. Foi evidenciado um contexto de disputas pelo verdadeiro espiritismo e pelo legítimo combate ao Mal, com variações na construção mitológica e nos ritos mediúnicos, sugerindo diferentes modelos de pessoa espírita em atuação. Nesse contexto, o ritual da desobsessão, nos moldes como executado em cada grupo, foi pensado como um dispositivo capaz de engendrar sentidos sobre os seres e o mundo, no momento mesmo em que constitui um discurso racializado para falar das emoções e sobre a salvação. Em suas performances discursivas, os médiuns entrevistados se identificam e se diferenciam na adesão ao grupo e ao rito desobsessivo, e nestas adesões, ancoram situacionalmente seus discursos emotivos, conferindo um lugar ao seu espiritismo ante a disputa pela legitimidade de sua guerra contra o Mal.#$&This thesis discusses the constitution of emotions in groups and individuals identified with the practice of mediumship in the spiritualist religious field of Natal Rio Grande do Norte. It has its origins in an empirical research work of ethnographic basis whose objective was to identify what the Spiritualism says about itself and how it does itself, from the elements of mediumship and emotion. It looked forward to understand what emotion can say about the adherence of groups and people to the being-a-spiritualist-model diffused and praised by the organization that directs the spiritualist practices in Brazil, the Federação Espírita Brasileira, FEB. In addition, it explored the mechanisms that contribute to establish emotions seen as correct in individuals, according to idealized models presented by FEB and/or by groups that were deregulated from it. In this work a pragmatic perspective was adopted inside the Anthropology of Emotions field. The research was carried out in three groups: the mediumistic of the spiritualist center Irmãos Unidos, the Ramatis Group of the spiritualist center Bezerra de Menezes and the Atlan Group. Technics of participant observation, interview and documental analysis were employed. A context of struggles for the true spiritualism and for the true combat to Evil became evident, with variations in the mythological construction and in the mediumistic rites, suggesting different models of a spiritualist person in performance. In this context the disobsession rite, in the patterns as performed in each group, was thought as a device able to produce senses about the beings and the world, and at the same time it constitutes a racialized speech to talk about emotions and about salvation. In their discursive performances, the mediums that were interviewed identify and distinguish themselves in the adherence to the group and to the disobsession rite, and in these adherences, they situationally anchor their emotive speeches, granting a place to their spiritualism before the quarrel for the legitimacy of their war against Evil.
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