A prática de correção textual por professoras de língua portuguesa do ensino médio /

Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa as práticas de correção de textos no Ensino Médio. Parte-se de discussões com professoras de Língua Portuguesa do 1, 2 e 3 anos de uma escola pertencente a rede estadual de ensino, localizada no município de Assú-RN. O estudo tem como fundamentação teóric...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Ariane Aparecida de., Passeggi, Luís Álvaro Sgadari, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16187/2/ArianeAO_DISSERT_PARCIAL.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-948962022-11-30T14:29:23Z A prática de correção textual por professoras de língua portuguesa do ensino médio / Oliveira, Ariane Aparecida de. Passeggi, Luís Álvaro Sgadari Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Produção textual - Dissertação. Correção do textos - Dissertação. Prática docente - Dissertação. Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa as práticas de correção de textos no Ensino Médio. Parte-se de discussões com professoras de Língua Portuguesa do 1, 2 e 3 anos de uma escola pertencente a rede estadual de ensino, localizada no município de Assú-RN. O estudo tem como fundamentação teórica os postulados propostos por Cruz (2007), Dellagnelo (1998), Oliveira (2005), Pecora (1999), Ruiz (2001), Serafini (1989), dentre outros. A metodologia e de natureza qualitativa e interpretativista, tendo sido os dados constituídos a partir das gravações dos relates de profissionais docentes, bem como de 92 textos coletados entre julho e agosto de 2008. Os dados apontam que a correção configura-se como um trabalho interventivo, que objetiva ajudar ao aluno a melhorar sua produção escrita. As docentes corrigem de forma mista, isto e, no texto aparecem correções ortográficas, lexicais, etc., porem a predominância da correção e com relação a exposição das ideias, aos conteúdo do texto. Nesse sentido, as professoras valorizam e priorizam esta exposição de ideias discutidas pelos alunos, reconhecendo-as como organizadoras dos aspectos semânticos e sequenciais do texto. Todos os demais aspectos (estruturais, gramaticais) são importantes, porém, no geral, na pratica de correão em estudo, a exposição das ideias ocupa lugar central. As marcas de correção aparecem em forma de pequenos bilhetes, o que faz com que elas valorizem também ^'todas as etapas da escrita do texto. #$&Résumé: Cette recherche analyse les pratiques de correction de textes de l'enseignement du 1, 2 et 3 eme niveau. Nous avons parti de discutions avec les professeurs de Langue Portugaise des troisiemes annees d'une ecole appartenant au enseignement publique, situee a la ville d'Assu- RN. L'etude a les postulats theoriques de Cruz (2007), Dellagnelo (1998), Oliveira (2005), Pecora (1999), Ruiz (2001), Serafmi (1989), et d'autres. La methodologie est de nature qualitative et d'interpretation, dont le materiel a ete constitue a partir des rapports des enseignants professionnels, ainsi que les 92 textes recueillies entre juillet et aout 2008. Les des montrent que la correction se configure comme un travail pratique, qui vise a aider les etudiants a ameliorer leur ecriture. Les professeurs font la correction d'une forme melangee, c'est-a-dire dans le texte apparaissent les corrections orthographiques, lexicales, etc., mais la predominance de la correction est par rapport aux idees, pour le contenu du texte. Dans ce sens, les professeurs se rendent compte du valeur et de la hierarchisation des idees discutees par les eleves, les reconnaitre comme 1'organisation de la semantique et la sequence du texte. Tous les autres aspects (structurelles, grammaticaux) sont importants, cependant, en general, dans la pratique de correction des etudes, 1'exposition les idees occupent une place importante. Les marques de correction apparaissent sous la forme de petits billets, qui apprecie egalement toutes les etapes de fecriture de texte. 1 2022-10-05T22:48:46Z 2022-10-05T22:48:46Z 2010. Dissertação 371.133 O48p DISSERT 134820 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16187/2/ArianeAO_DISSERT_PARCIAL.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16187/2/ArianeAO_DISSERT_PARCIAL.pdf
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