Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /

Resumo: Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo do material didático produzido pela PADEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicos indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a r...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Silvaneide Maria Alves da., Nóbrega, Terezinha Petrucia da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/134578
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-94732
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-947322022-11-30T14:25:35Z Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA / Rocha, Silvaneide Maria Alves da. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prática pedagógica - Dissertação. Educação física - Dissertação. Compreensão de corpo - Dissertação. Ensino fundamental - Dissertação. Resumo: Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo do material didático produzido pela PADEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicos indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: pré-análise ou organização, a codificação e análise referencial. No capítulo um discutimos a compreensão de corpo a partir das categorias temáticas Corpo e história, corpo e cultura e corpo e experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico , partindo das categorias orientação crítica e diversidade de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na cultura de movimento, seja área acadêmica, seja componente curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de Inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos disperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de cada aluno.#$&Abstract: BODY AND PEDAGOGYC PRACTICE COMPREHENSION: AN ANALYSIS FROM DIDATIC MATERIAL PRODUCED BY PAIDEIA In this search we intend to identify the body and pedagogyc practice comprehension in the didactic materials produced by PAIDEIA. We also intend to reflect about the relation between the body comprehension and the theoretical-methodological orientations indicated on the analyzed material and to construct arguments concerning the relation of body knowledge in this area. As search methodology we used the content analysis which was proposed by Laurence Bardin (1977). This content analysis is composed by three moments: first-analysis or organization, codification and referential analysis. At the first chapter we discuss the body comprehension from the thematic categories Body and History, Body and Culture and Body and Experience; at the second moment, we identify the implications of these comprehensions on the pedagogic doing, beginning from critical orientation and practices diversities categories. At the third chapter, we discuss the epistemological matters, concentrating the discussion on the Movement Culture, as academic area or curricular component. From these analyses we identify a body phenomenological conception, which is comprehended as subject body, biocultural, with intelligence, which communicates with the world by its language, its gesture. The methodological proposition are coherent with this comprehension, leading classes open to the pupils experiences, and may the pupil comprehend itself as body condition of intervention on social history. It brings to us a reflection about our pedagogic doing concerning to respect each pupil movement experiences. Key-world: Body, Methodology, Physical Education. a 1 2022-10-05T22:46:15Z 2022-10-05T22:46:15Z 2010. Dissertação 37.02(043.3) R672c DISSERT 134578 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/134578 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/134578
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Prática pedagógica -
Dissertação.
Educação física -
Dissertação.
Compreensão de corpo -
Dissertação.
Ensino fundamental -
Dissertação.
spellingShingle Prática pedagógica -
Dissertação.
Educação física -
Dissertação.
Compreensão de corpo -
Dissertação.
Ensino fundamental -
Dissertação.
Rocha, Silvaneide Maria Alves da.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
description Resumo: Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo do material didático produzido pela PADEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicos indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: pré-análise ou organização, a codificação e análise referencial. No capítulo um discutimos a compreensão de corpo a partir das categorias temáticas Corpo e história, corpo e cultura e corpo e experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico , partindo das categorias orientação crítica e diversidade de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na cultura de movimento, seja área acadêmica, seja componente curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de Inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos disperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de cada aluno.#$&Abstract: BODY AND PEDAGOGYC PRACTICE COMPREHENSION: AN ANALYSIS FROM DIDATIC MATERIAL PRODUCED BY PAIDEIA In this search we intend to identify the body and pedagogyc practice comprehension in the didactic materials produced by PAIDEIA. We also intend to reflect about the relation between the body comprehension and the theoretical-methodological orientations indicated on the analyzed material and to construct arguments concerning the relation of body knowledge in this area. As search methodology we used the content analysis which was proposed by Laurence Bardin (1977). This content analysis is composed by three moments: first-analysis or organization, codification and referential analysis. At the first chapter we discuss the body comprehension from the thematic categories Body and History, Body and Culture and Body and Experience; at the second moment, we identify the implications of these comprehensions on the pedagogic doing, beginning from critical orientation and practices diversities categories. At the third chapter, we discuss the epistemological matters, concentrating the discussion on the Movement Culture, as academic area or curricular component. From these analyses we identify a body phenomenological conception, which is comprehended as subject body, biocultural, with intelligence, which communicates with the world by its language, its gesture. The methodological proposition are coherent with this comprehension, leading classes open to the pupils experiences, and may the pupil comprehend itself as body condition of intervention on social history. It brings to us a reflection about our pedagogic doing concerning to respect each pupil movement experiences. Key-world: Body, Methodology, Physical Education. a
format Dissertação
author Rocha, Silvaneide Maria Alves da.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Rocha, Silvaneide Maria Alves da.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Rocha, Silvaneide Maria Alves da.
title Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
title_short Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
title_full Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
title_fullStr Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
title_full_unstemmed Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDÉIA /
title_sort compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paidéia /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/134578
work_keys_str_mv AT rochasilvaneidemariaalvesda compreensoesdecorpoepraticapedagogicanaeducacaofisicaumaanalisedomaterialdidaticoproduzidopelopaideia
AT nobregaterezinhapetruciada compreensoesdecorpoepraticapedagogicanaeducacaofisicaumaanalisedomaterialdidaticoproduzidopelopaideia
AT universidadefederaldoriograndedonorte compreensoesdecorpoepraticapedagogicanaeducacaofisicaumaanalisedomaterialdidaticoproduzidopelopaideia
_version_ 1766836912364978176