Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática : mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico De Revolutionibus Coelestium /

O objetivo deste estudo é analisar as implicações que o conhecimento de uma obra importante para a História da Ciência, como De revolutionibus orbium coelestium, de Nicolau Copérnico, pode trazer para a formação do professor de Matemática. O estudo tem como foco o livro I da obra de Copérnico, onde...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mendes, Maria José de Freitas., Morey, Bernadete Barbosa., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14282/1/MariaJFM_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O objetivo deste estudo é analisar as implicações que o conhecimento de uma obra importante para a História da Ciência, como De revolutionibus orbium coelestium, de Nicolau Copérnico, pode trazer para a formação do professor de Matemática. O estudo tem como foco o livro I da obra de Copérnico, onde em seu final, encontra-se a Tabela das Linhas Retas Subtensas num Círculo, uma verdadeira tabela de senos, construída pelo autor. O estudo considera dois referenciais teóricos, a História da Ciência e da Matemática na formação do professor, buscados dentre outros em Miguel e Miorim, Brito, Neves e Martins e Radford, e os saberes docentes necessários à formação do professor de Matemática, com base em Gauthier, Schulman e Imbernón dentre outros, a partir nos quais é estabelecida uma teia de saberes agrupados nas dimensões matemática, psicopedagógica, diversidade cultural e prática, que norteiam a análise do estudo. Na busca de elementos mais precisos para enriquecer a análise, além da pesquisa teórica no Livro I, é realizada, com alunos da graduação, futuros professores de Matemática, a construção de uma tabela de senos seguindo o esquema usado em De revolutionibus. O estudo faz ainda uma descrição sobre a vida e a obra de Nicolau Copérnico, destaca o contexto histórico em que o autor viveu e as concepções sobre o Universo existentes àquela época. A pesquisa realizada revela ser a obra estudada uma importante fonte de cultura, capaz de proporcionar, ao professor de Matemática em formação, além do conhecimento matemático conceitual e procedimental, um conhecimento cultural que lhe permite estar aberto aos saberes de áreas outras que não a de sua área específica, e desse modo conhecer acerca da história do mundo, do desenvolvimento das ciências e da sociedade. #$&This study aims to analyze the implications that the knowledge of an important work for the History of Science, De revolutionibus orbium coelestium , by Nicholas Copernicus, can bring for the formation of Mathematics professors. The study focuses on Book I of Copernicus s work, where, in the final part, is found the Table of the Subtense Straight Lines in a Circle, a true sine table constructed by the author. The study considers two theoretical references, the History of Science and of Mathematics, in the professor s formation searched amongst others in Miguel and Miorm, Brito, Neves and Martins, and Radford, and the necessary teaching knowledge professors must have, on the basis of Gauthier, Schulman and Imbernon amongst others, through which it is established a net of knowledge grouped in dimensions such as mathematical, psycho pedagogical, cultural and practical diversity, that guide the study analysis. In the search for more necessary elements to enrich the analysis, beyond the theoretical research in Book I, it is carried through, with under graduation pupils, future Math professors, the construction of a sine table following the project used in De revolutionibus . The study still makes a description of the life and work of Nicholas Copernicus, detaching the historical context where the author lived and the conceptions about the Universe existing at that time. The research reveals that the studied work is an important source of culture, able to provide to the Mathematics professor in formation, beyond the conceptual and procedural mathematical knowledge, a cultural knowledge that allows him to be opened to the knowledge of other areas that not his specific area, and so to acquire knowledge about the world history, the development of sciences and of the society.