Acesso e permanência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o ponto de vista do docente e do estudante com deficiência /

Resumo:A inclusao de estudantes com deficiencia e um processo recente que vem sendo discutido nos contextos escolares, porem a politica vigente de inclusao para o acesso e permanencia desses estudantes no Ensino Superior ainda e uma problematica diante do que ha muito que fazer, pois, sao incipiente...

Celý popis

Uloženo v:
Podrobná bibliografie
Hlavní autoři: Albino, Ivone Braga., Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Médium: Dissertação
Vydáno:
Témata:
On-line přístup:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14402/1/IvoneBA_DISSERT.pdf
Tagy: Přidat tag
Žádné tagy, Buďte první, kdo otaguje tento záznam!
Popis
Shrnutí:Resumo:A inclusao de estudantes com deficiencia e um processo recente que vem sendo discutido nos contextos escolares, porem a politica vigente de inclusao para o acesso e permanencia desses estudantes no Ensino Superior ainda e uma problematica diante do que ha muito que fazer, pois, sao incipientes os estudos nos quais esse alunado esteja envolvido. Nesse sentido, o que vem ocorrendo e que os estudos versam em sua maioria sobre esses estudantes e para eles e pouco se discute com eles. Para uma educacao inclusiva, portanto, a instituicao deve se preparar para receber os estudantes, tendo como uma de suas premissas os seus ponto de vistas sobre o que realmente vivenciam visando a promocao de uma educacao para todos. Diante disso, esse estudo trata do processo de inclusao de estudantes com deficiência matriculados regularmente nos cursos de graduacao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa possibilitada pelo metodo estudo de caso e entrevistas semi-estruturadas. Buscamos analisar, pelo fio condutor de acoes e praticas pedagogicas, sob os pontos de vista de estudantes com deficiencia e docentes, as condicoes de acesso e permanencia, oferecidos pela UFRN. Participaram da pesquisa doze estudantes com deficiencia nas areas fisica, visual e auditiva e cinco docentes dos centros academicos que, no ano letivo de 2008, lecionavam para esses estudantes. Para a analise dos dados utilizamos a tecnica de analise de conteudo. Extraimos dois eixos tematicos: acesso e permanencia de estudantes com deficiencia na UFRN, donde emergiram as categorias descritas e analisadas no decorrer desse trabalho. Os resultados mostram dificuldades de acesso e permanencia de estudantes com deficiencia no ambito da UFRN, tais como: barreiras arquitetonicas, atitudinais e pedagogicas. No entanto, ja se constata, tambem, avancos iniciais na busca pela concretizacao de acoes mais efetivas que garantam o acesso e a permanencia desse alunado na UFRN. Concluimos que, para o alcance do exercicio da cidadania o alunado com deficiencia, na UFRN, necessita que esta Instituicao de Ensino Superior tenha um projeto de educacao inclusiva amplo e consolidado, pois as ações empreendidas pelo Ministerio da Educacao - MEC, por si so, nao estao garantindo a todos os estudantes a devida autonomia e seguranca. Esperamos que esse trabalho traga subsidios para novos estudos que possam desenvolver aspectos que foram situados, mas que nao foram nosso foco, pois, assim, a UFRN podera avancar no processo inclusivo de estudantes com deficiencia.#$&Abstract:Inclusion of students with disabilities is a recent case that has been discussed in school contexts, but the current policy of inclusion for access and retention of students in higher education is still a problem face there is much to do, therefore, are incipient studies in which this student body is involved. Accordingly, what is happening is that the most studies deal with on these students and little is said about them. For inclusive education thus the institution should prepare to receive students, having as one of its premises their point of views about what actually experience aiming at promoting education for all. Therefore, this study deals with the process of inclusion of students with disabilities regularly enrolled in undergraduate courses at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.They were used the assumptions of qualitative research enabled by the case study method and semi-structured interviews. It has been analyzed by guiding actions and teaching practices, under the views of disabled students and teachers, the conditions of access and permanence offered by UFRN. Twelve students with physical, visual, hearing disabilities participated and five teachers from the acedemic centers that in academic year 2008 taught to these students. For data analysis it was used the technique of content analysis. It was extracted two themes: access and retention of students with disabilities in UFRN, in which emerged the categories described and analyzed in the course of this work. The results show the difficulties of access and retention of students with disabilities within the UFRN, such as attitudinal, pedagogical and architectural barriers. However, as it has also turned out, initial advances in the quest for achieving more effective actions to guarantee access and permanence of these students in UFRN. It has concluded that the scope for the exercise of citizenship in the pupils with disabilities who need this Higher Education Institution has an inclusive education Project, wide and consolidated, for the actions undertaken by the Ministry of Education - MEC, by itself, are not guaranteed to all students due to mobility, autonomy and security. It has hoped this work will bring benefits for new studies to develop features that were located, but were not our focus, because then the UFRN may advance the inclusive process of disabled students.