Anáfora preonominal e repetição lexical : estudo no contexto da produção textual de 9º ano do ensino fundamental /

Resumo:Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística de Texto e tem por objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar as ocorrências da anáfora pronominal e da repetição, expondo a quantidade e o percentual dos respectivos fenômenos no corpus investigado; assim como focalizar o funcion...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nóbrega, Cristiane Maria Praxedes de Souza., Rodrigues, Maria das Graças Soares., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16191/1/CristianeMPSN_DISSERT.pdf
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topic Linguística aplicada -
Dissertação.
Linguística estrutural -
Dissertação.
Repetição em literatura -
Dissertação.
Linguistique appliquée.
Langage structuré.
La répétition.
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Anáfora preonominal e repetição lexical : estudo no contexto da produção textual de 9º ano do ensino fundamental /
description Resumo:Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística de Texto e tem por objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar as ocorrências da anáfora pronominal e da repetição, expondo a quantidade e o percentual dos respectivos fenômenos no corpus investigado; assim como focalizar o funcionamento coesivo desses fenômenos na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, utilizamos procedimentos etnográficos para construirmos o nosso corpus investigativo, constituído por textos produzidos por alunos de 9º ano de uma escola de ensino fundamental da rede estadual, na cidade de Santa Cruz/RN. O referencial teórico foi orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner (1982), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000; 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes (2005) e Adam (2008), e por estudos sobre a repetição apresentados por Halliday e Hassan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Marcuschi (1992) e Antunes (2005). Como suporte teórico, também foram utilizados os conceitos de coesão definidos por Halliday e Hassan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Marcuschi (2008) e Koch (2003). Nas análises dos textos, constatamos que a incidência da anáfora pronominal e da repetição foi significativa porque foram os recursos mais utilizados pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificamos que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Quanto à repetição, observamos que a manutenção e progressão temática estavam condicionadas ao conhecimento do tema em foco. Ainda verificamos que a recorrência excessiva desses fenômenos no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.#$&Résumé:Cette recherche s'inscrit dans la linguistique de texte et vise à identifier, décrire, analyser et interpréter les événements de l'anaphore pronominale et de la répétition, exposer le montant et le pourcentage dês phenoménes respectifs dans Le corpus étudiés, que l‟accent sur le fonctionnement cohérente de ces phénomènes dans la construction du texte en termes de continuité et de progression thématique. Nous avons utilisé des procédures ethnographiques pour construire notre corpus d'enquête, composé essentiellement de textes produits par les étudiants de 9 ans d'école élémentaire de l'Etat, a la ville de Santa Cruz / RN. La recherche a été menée à partir des études sur l'anaphore pronominale faites par Milner (1982), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000; 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes (2005) e Adam (2008), et par des études sur la répétition présentés par Halliday e Hassan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Marcuschi (1992) et Antunes (2005). Comme le support technique, ont également utilisé les notions de cohésion définis par Halliday e Hasan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Marcuschi (2008) e Koch (2003). Dans l'analyse des textes, nous avons constaté que l'incidence de l'anaphore pronominale et de la répétition a été importante parce que les ressources étaient principalement utilisés par les étudiants pour promouvoir l'articulation cohérente des textes. Constaté que dans les textes narratifs ou argumentatifs anaphore pronominale promu l'entretien et la progression thématique prévu. Sur la répétition, nous avons observé que le maintien et la progression thématiques ont été conditionnés à la connaissance du sujet en discussion. Même si nous avons constaté que la répétition excessive de ces phénomènes dans le même texte, bien que la relation de promouvoir la cohésion, peut affecter le degré de caractere informatif.
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