Influência de fatores sociais sobre o ciclo sono e vigília de crianças na educação infantil /

Resumo:Na infância ocorrem modificações biológicas no ciclo sono e vigília (CSV) que sofrem influência de fatores sociais, como o horário escolar, tipo de escola e o horário, esquema e duração do trabalho dos pais. Dentre esses fatores, o tipo de escola e a influência do horário e duração do trabalh...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Belísio, Aline Silva., Azevêdo, Carolina Virgínia Macedo de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17297/1/AlineSB_DISSERT.pdf
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topic Ciclo sono-vigília -
Crianças -
Dissertação.
Sonolência diurna -
Dissertação.
Educação infantil -
Fatores sociais -
Dissertação.
Sleep-wake cycle(SWC).
Children.
Daytime sleepiness.
Preeschool.
Social factors.
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description Resumo:Na infância ocorrem modificações biológicas no ciclo sono e vigília (CSV) que sofrem influência de fatores sociais, como o horário escolar, tipo de escola e o horário, esquema e duração do trabalho dos pais. Dentre esses fatores, o tipo de escola e a influência do horário e duração do trabalho dos pais sobre o CSV de crianças na educação infantil é pouco conhecida. Com o objetivo de verificar a influência de fatores sociais sobre o CSV, 85 crianças da educação infantil na zona sul da cidade do Natal/RN (escola pública: 40 e escola privada: 45), que estudam pela manhã, entre 4-6 anos, foram avaliadas. O trabalho foi realizado em duas etapas: 10 - reunião com os pais para entrega do termo de consentimento e caracterização dos hábitos gerais de sono e classificação econômica; e 20 ¬caracterização do padrão de sono pelo diário de sono por 7 dias e pela observação comportamental da sonolência diurna em sala de aula por 5 dias (10 observação: 07:35-08:20h; 20 observação: 09:45-10:35h). Os comportamentos observados foram bocejar, esfregar o olho, espreguiçar e debruçar sobre a mesa. Os questionários foram preenchidos pelos pais. As crianças foram agrupadas de acordo com o tipo de escola (pública e privada) e com os seguintes fatores relacionados ao trabalho dos pais: trabalho (trabalha ou não trabalha), horário (não trabalha, dia e dia estendido - que trabalha dia e noite), esquema (não trabalha, fixo e alternado) e duração (Oh, 40h, >40h, 41-60h e >60h semanais). As crianças da escola privada apresentaram horários de sono tardios e maior nível de sonolência em relação às crianças da escola pública. Na semana, as crianças com pais que trabalham tenderam a ir para a cama mais cedo, passaram mais tempo na cama e foram menos sonolentas no 20 horário de observação. As crianças com mãe que não trabalha e pai que trabalha de dia tenderam a levantar mais cedo, passaram menos tempo na cama e apresentaram maior frequência de esfregar o olho e debruçar no 10 horário, enquanto a de bocejar foi maior nas crianças com mãe que trabalha dia estendido e pai de dia. A frequência de bocejar foi maior nas crianças com mãe em esquema fixo e pai alternado no 10 horário, sem diferenças nos horários de sono. As crianças com mães que trabalham 40h e pai 41-60h levantam mais tarde na semana, sem diferenças na sonolência. O horário escolar esteve associado a levantar mais cedo, menor tempo na cama e a maior sonolência na semana. A partir desses resultados, sugere-se que o padrão do CSV difere quanto ao tipo de escola. Além disso, as crianças com mãe não trabalhadora apresentaram efeitos negativos nos horários de sono e sonolência, o que pode estar relacionado ao grau de escolaridade e nível econômico dos pais. Os efeitos do horário, esquema e da duração do trabalho dos pais foram pontuais e relacionados ao trabalhar dia estendido, alternado e à carga horária Oh, 40h e 41-60h. Estudos adicionais são necessários para avaliar o efeito desses fatores. #$&Abstract:During childhood, biological changes occur in sleep-wake cycle (SWC) that are influenced by social factors, for example, the beginning of school, kind of school, and schedule, scheme and duration of work of the parents. Among these factors, the kind of school and the influence of schedule and duration of work of the parents on SWC in preschool children is not well known. To verífy the influence of social factors on SWC, 85 preschool children that attended to school on the morning in Natal/RN (public school=40 and private school=45), aged 4-6 years, were evaluated. The research was conducted in two stages: 1 st - meeting with parents to deliver the consent forms, and characterization of the habits of sleep and economic classification, and 2nd - characterization of sleep patterns by sleep log during 7 days and observation of behavior in the classroom by 5 days (first observation: 07:35-08:20 a.m.; second observation: 09:45-10:35 a.m.). There were observed the frequency of yawning, rubbing the eye, stretching and laying the head on the desk. The questionnaires were filled by parents. The children were divided according to school (public and private) and the following factors related to parents work: work (workers and no workers), schedule (no work, day, and extended day - work at day and night), scheme (no work, fixed and rotative) and duration of work (Oh, <40h, >40h, 41-60h e >60h per week). Children of the private school showed delayed sleep schedules and higher sleepiness compared to children in public school. In week, children with working parents went to bed earlier, spent more time in bed and were less sleepy in the second interval of observation. Children with mother that does not work and father that works during the day showed a tendency to got up early, spent less time in bed and had a higher frequency of rubbing the eye and laying the head on the desk at the first observation interval, while the frequency of yawning was higher in children with mother that work extended day and father that work during the day. The frequency of yawning was higher in children with mother that works in fixed scheme and father that works in alternate scheme at the first interval of observation, with no differences in sleep schedule. Children with mothers that work <40h and father 41-60h got up later in the week, without differences in sleepiness. The school starting was associated to get up earlier, spend less time in bed and increased sleepiness in week. From these results, it is suggested that sleep patterns differ according the kind of school. Furthermore, children with mother that does not work showed negatíve effects on sleep schedule and sleepiness that can be related to educational and economic levei of parents. The effects of schedule, scheme and duration of parents work were punctual and related to the work extended day, alternate scheme and duration of work of Oh, <41-40h and 60h. Further studies are necessary to evaluate the effect of these factors.
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author Belísio, Aline Silva.
Azevêdo, Carolina Virgínia Macedo de.
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Com o objetivo de verificar a influência de fatores sociais sobre o CSV, 85 crianças da educação infantil na zona sul da cidade do Natal/RN (escola pública: 40 e escola privada: 45), que estudam pela manhã, entre 4-6 anos, foram avaliadas. O trabalho foi realizado em duas etapas: 10 - reunião com os pais para entrega do termo de consentimento e caracterização dos hábitos gerais de sono e classificação econômica; e 20 ¬caracterização do padrão de sono pelo diário de sono por 7 dias e pela observação comportamental da sonolência diurna em sala de aula por 5 dias (10 observação: 07:35-08:20h; 20 observação: 09:45-10:35h). Os comportamentos observados foram bocejar, esfregar o olho, espreguiçar e debruçar sobre a mesa. Os questionários foram preenchidos pelos pais. As crianças foram agrupadas de acordo com o tipo de escola (pública e privada) e com os seguintes fatores relacionados ao trabalho dos pais: trabalho (trabalha ou não trabalha), horário (não trabalha, dia e dia estendido - que trabalha dia e noite), esquema (não trabalha, fixo e alternado) e duração (Oh, 40h, >40h, 41-60h e >60h semanais). As crianças da escola privada apresentaram horários de sono tardios e maior nível de sonolência em relação às crianças da escola pública. Na semana, as crianças com pais que trabalham tenderam a ir para a cama mais cedo, passaram mais tempo na cama e foram menos sonolentas no 20 horário de observação. As crianças com mãe que não trabalha e pai que trabalha de dia tenderam a levantar mais cedo, passaram menos tempo na cama e apresentaram maior frequência de esfregar o olho e debruçar no 10 horário, enquanto a de bocejar foi maior nas crianças com mãe que trabalha dia estendido e pai de dia. A frequência de bocejar foi maior nas crianças com mãe em esquema fixo e pai alternado no 10 horário, sem diferenças nos horários de sono. As crianças com mães que trabalham 40h e pai 41-60h levantam mais tarde na semana, sem diferenças na sonolência. O horário escolar esteve associado a levantar mais cedo, menor tempo na cama e a maior sonolência na semana. A partir desses resultados, sugere-se que o padrão do CSV difere quanto ao tipo de escola. Além disso, as crianças com mãe não trabalhadora apresentaram efeitos negativos nos horários de sono e sonolência, o que pode estar relacionado ao grau de escolaridade e nível econômico dos pais. Os efeitos do horário, esquema e da duração do trabalho dos pais foram pontuais e relacionados ao trabalhar dia estendido, alternado e à carga horária Oh, 40h e 41-60h. Estudos adicionais são necessários para avaliar o efeito desses fatores. #$&Abstract:During childhood, biological changes occur in sleep-wake cycle (SWC) that are influenced by social factors, for example, the beginning of school, kind of school, and schedule, scheme and duration of work of the parents. Among these factors, the kind of school and the influence of schedule and duration of work of the parents on SWC in preschool children is not well known. To verífy the influence of social factors on SWC, 85 preschool children that attended to school on the morning in Natal/RN (public school=40 and private school=45), aged 4-6 years, were evaluated. The research was conducted in two stages: 1 st - meeting with parents to deliver the consent forms, and characterization of the habits of sleep and economic classification, and 2nd - characterization of sleep patterns by sleep log during 7 days and observation of behavior in the classroom by 5 days (first observation: 07:35-08:20 a.m.; second observation: 09:45-10:35 a.m.). There were observed the frequency of yawning, rubbing the eye, stretching and laying the head on the desk. The questionnaires were filled by parents. The children were divided according to school (public and private) and the following factors related to parents work: work (workers and no workers), schedule (no work, day, and extended day - work at day and night), scheme (no work, fixed and rotative) and duration of work (Oh, <40h, >40h, 41-60h e >60h per week). Children of the private school showed delayed sleep schedules and higher sleepiness compared to children in public school. In week, children with working parents went to bed earlier, spent more time in bed and were less sleepy in the second interval of observation. Children with mother that does not work and father that works during the day showed a tendency to got up early, spent less time in bed and had a higher frequency of rubbing the eye and laying the head on the desk at the first observation interval, while the frequency of yawning was higher in children with mother that work extended day and father that work during the day. The frequency of yawning was higher in children with mother that works in fixed scheme and father that works in alternate scheme at the first interval of observation, with no differences in sleep schedule. Children with mothers that work <40h and father 41-60h got up later in the week, without differences in sleepiness. The school starting was associated to get up earlier, spend less time in bed and increased sleepiness in week. From these results, it is suggested that sleep patterns differ according the kind of school. Furthermore, children with mother that does not work showed negatíve effects on sleep schedule and sleepiness that can be related to educational and economic levei of parents. The effects of schedule, scheme and duration of parents work were punctual and related to the work extended day, alternate scheme and duration of work of Oh, <41-40h and 60h. Further studies are necessary to evaluate the effect of these factors. 1 2022-10-05T22:37:31Z 2022-10-05T22:37:31Z 2010. Dissertação 613.79 B431i DISSERT 133728 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17297/1/AlineSB_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17297/1/AlineSB_DISSERT.pdf