Os trabalhos de amor e outras mandingas : a experiência mágico-religiosa em terreiros de Umbanda/

Resumo:O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os...

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Principais autores: Chaves, Kelson Gérison Oliveira., Assunção, Luiz Carvalho de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-940322022-11-30T14:08:22Z Os trabalhos de amor e outras mandingas : a experiência mágico-religiosa em terreiros de Umbanda/ Chaves, Kelson Gérison Oliveira. Assunção, Luiz Carvalho de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Umbanda - Dissertação. Religião e mitologia - Dissertação. Mandinga - Dissertação. Etnografia - Dissertação. Umbanda. Religion and mythology. Mandingo. Etnography. Resumo:O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos quais essa busca se manifesta. O conceito de experiência, entendido como a significância do significado, foi o principal norteador das reflexões aqui contidas. As pessoas que recorrem aos trabalhos umbandistas para resolver suas aflições cotidianas vivenciam uma rica experiência mágicoreligiosa onde se entrecruzam inúmeras dimensões. Dentre estas, dediquei-me a olhar a performance, o saber-fazer e a subjetividade. Cada uma delas deu margem para tratar de uma gama de outros temas, tais como a corporeidade, a gestualidade, a vocalidade, o conhecimento do mundo, a ciência, o segredo, as emoções e a moral. A pesquisa etnográfica aconteceu principalmente nos terreiros de Dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano e Dona Terezinha, todos situados na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará. #$&Abstract:The following text addresses the magical-religious experience carried on by many individuals when they seek to solve their love, financial and health problems by means of white magic spells done by pais-de-santo e mães-de-santo (saint s father and saint s mother) from umbanda. The rites through which this seek can be detected are free love spells, troublesolving spells, and healing spell. The concept of experience, here understood as the thing which gives sense to the sense, has been the main guiding idea of the reflections here enclosed. People who seek the umbandista spells as a way of solving their daily afflictions have the opportunity of living a rich magical-religious experience in which several dimensions intersect. Among these dimensions I decided to study the performance, the knowhow and the subjetivity. Each one gave rise to the opportunity of studying a range of other themes, such as the corporeity, the gestuality, vocality, the world knowledge, the science, the secret, the emotions and the moral. The ethnographic research was carried on in the yards which are named after Dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano and Dona Terezinha umbanda, all of them situated in the town of Limoeiro do Norte, Ceará. 1 2022-10-05T22:34:09Z 2022-10-05T22:34:09Z 2010. Dissertação 39:299.6 C512t DISSERT 133379 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/133379 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13592/1/TrabalhosAmorMandingas_Chaves_2010.pdf
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Chaves, Kelson Gérison Oliveira.
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Os trabalhos de amor e outras mandingas : a experiência mágico-religiosa em terreiros de Umbanda/
description Resumo:O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos quais essa busca se manifesta. O conceito de experiência, entendido como a significância do significado, foi o principal norteador das reflexões aqui contidas. As pessoas que recorrem aos trabalhos umbandistas para resolver suas aflições cotidianas vivenciam uma rica experiência mágicoreligiosa onde se entrecruzam inúmeras dimensões. Dentre estas, dediquei-me a olhar a performance, o saber-fazer e a subjetividade. Cada uma delas deu margem para tratar de uma gama de outros temas, tais como a corporeidade, a gestualidade, a vocalidade, o conhecimento do mundo, a ciência, o segredo, as emoções e a moral. A pesquisa etnográfica aconteceu principalmente nos terreiros de Dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano e Dona Terezinha, todos situados na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará. #$&Abstract:The following text addresses the magical-religious experience carried on by many individuals when they seek to solve their love, financial and health problems by means of white magic spells done by pais-de-santo e mães-de-santo (saint s father and saint s mother) from umbanda. The rites through which this seek can be detected are free love spells, troublesolving spells, and healing spell. The concept of experience, here understood as the thing which gives sense to the sense, has been the main guiding idea of the reflections here enclosed. People who seek the umbandista spells as a way of solving their daily afflictions have the opportunity of living a rich magical-religious experience in which several dimensions intersect. Among these dimensions I decided to study the performance, the knowhow and the subjetivity. Each one gave rise to the opportunity of studying a range of other themes, such as the corporeity, the gestuality, vocality, the world knowledge, the science, the secret, the emotions and the moral. The ethnographic research was carried on in the yards which are named after Dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano and Dona Terezinha umbanda, all of them situated in the town of Limoeiro do Norte, Ceará.
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