Fotografia e paisagens da modernidade : Currais Novos/RN de 1950 a 1980/

Resumo:Esta dissertação de mestrado, ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos da geografia cultural, adentra pelo universo das representações, mais especificamente da fotografia, para compor uma análise acerca das paisagens urbanas da cidade de Currais Novos, captadas pelo fotógrafo Raimun...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Gênison Costa de., Costa, Maria Helena Braga e Vaz da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18899
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Descrição
Resumo:Resumo:Esta dissertação de mestrado, ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos da geografia cultural, adentra pelo universo das representações, mais especificamente da fotografia, para compor uma análise acerca das paisagens urbanas da cidade de Currais Novos, captadas pelo fotógrafo Raimundo Bezerra, durante o período entre 1950 a 1980. A escolha de tal temática guia-se pela certeza de que a representação fotográfica permite uma leitura geográfica da paisagem urbana, tendo em vista que esse meio de representação comporta percepções, imaginações, discursos e subjetividades, revelando as inclinações, sonhos e aspirações de uma cultura e sua relação com o urbano. Assim, objetiva-se aqui analisar, por meio das imagens fotográficas, como o(s) discurso(s) da Modernidade é(são) elaborado(s), incorporado(s) e impregnado(s) na paisagem concreta, imagética e simbólica dessa cidade. Portanto, ao trazer uma nova forma de compreensão do objeto geográfico, segundo uma base hermenêutica e fenomenológica, este trabalho responde a questões culturais do entendimento da dimensão do indivíduo frente à sua relação com a paisagem.#$&Abstract:This dissertation promotes a dialogue between visual representation and the new cultural geography theory to critically examine the photography representation of an specific urban landscape. The interest here is to explore the ways in which the images of the city of Currais Novos - RN, captured by the photographer Raimundo Bezerra from 1950 to 1980, have taken a great part in shaping people s understanding and imagination of this city s modernizing process. What comes out of this work is the comprehension of that photography permites a geographical study of urban landscape as it can revel perceptions, imaginations, discourses e subjectivities which are based on especific urban cultural dreams and aspirations related to the case studied. So, the aim of this dissertation was to analyse how the discourse of modernity could be seen as part of and impregnated to the urban landscape of Currais Novos by Bezerra s photographs. Then, an intertextual, hermeneutic and phenomenalogical understanding of the geographic object and how it fits within the cultural context was fundamental.