Educação corporativa para micro e pequenas empresas : aplicação do MADEC em empresas do setor supermercadista /

Resumo:Este estudo busca suprir uma lacuna existente na pesquisa empírica sobre a atuação de dirigentes de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no contexto de Educação Corporativa (EC), utilizando para isso, o Método de Apoio a Decisão em Educação Corporativa (MADEC). No contexto de MPEs, é um trabalho...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Desidério, Vanessa., Aloide, Dario José., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14939/1/VanessaD_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:Este estudo busca suprir uma lacuna existente na pesquisa empírica sobre a atuação de dirigentes de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no contexto de Educação Corporativa (EC), utilizando para isso, o Método de Apoio a Decisão em Educação Corporativa (MADEC). No contexto de MPEs, é um trabalho pioneiro, pois os demais trabalhos relacionados a essa temática e pesquisados na literatura limitam-se a conjecturar a possibilidade de implantação via cooperação entre empresas; além disso, não aplicam qualquer tipo de método de diagnóstico ou viabilidade. O objeto de estudo é uma associação de supermercados da cidade de Natal/RN composta por 16 lojas, das quais 14 foram pesquisadas. O principal objetivo desse trabalho foi aplicar a primeira etapa do MADEC e verificar a possibilidade de implantação de Educação Corporativa nas MPEs pesquisadas. Como resultado, obteve-se o perfil das empresas e a validação do Método supracitado. A fase de diagnóstico concebida através da implantação da primeira etapa ocorreu através de visitas realizadas às lojas, entrevistas, aplicação de questionários e observação no local. A primeira etapa - análise estratégica para educação profissional - foi dividida em duas fases: análise da situação corporativa atual e identificação das dificuldades envolvidas e recursos disponíveis. A implantação da primeira etapa do MADEC na Associação de Supermercados Parceiros da Economia exigiu um mapeamento de competências e demonstrou como funciona a gestão de educação, as principais dificuldades e limitações das MPEs do ramo supermercadista de Natal/RN. Além dos aspectos tecnológicos, verificou-se que existem aspectos culturais e educacionais que precisam ser trabalhados para alcançar eficiência no processo de implantação de um programa de educação corporativa.#$&Abstract:This study searches to supply an existing gap in the empirical research about the performance of controllers of Micron and Small Companies (MSCs) in the context of corporative education (EC) through the Method of Support of Decision in Corporative Education (MSDCE). In the context of MCSs, this is a pioneering work, for other works related to this thematic searched in literature are limited to conjecture the possibility of its implantation via cooperation between companies; moreover, they do not apply any type of diagnosis method or viability. The object of study is an association of supermarkets of the city of Natal/RN, composed by 16 stores, of what 14 had been searched. The main objective of this work was to apply the first stage of the MSDCE and to verify the possibility of implanting the Corporative Education in the searched MSCs. As a result, it was obtained the profile of the companies and the validation of the above-mentioned Method. The phase of diagnosis conceived through the implantation of the first stage occurred through visits to the stores, interviews, application of questionnaires and place observation. The first stage - strategical analysis for professional education - was divided in two phases: analysis of the current corporative situation and available identification of the involved difficulties and resources. The implantation of the first stage of the MSDCE in the Association of Supermarkets Parceiros da Economia demanded a mapping of abilities and demonstrated how the education management works, the main difficulties and limitations of the MCSs of the supermerket branch of Natal/RN. Beyond the technological aspects, it was verified that cultural and educational aspects need to be worked to reach efficiency in the process of implantation of a corporative education program.