"Tudo" em Natal : definitude, implicaturas e contribuições para o ensino de língua materna /

Abstract:A great part of speakers has a false sense that our language is stable, that is, with the time, it does not change. However, in its process of development, it is common to find in the language new linguistic functions to ordinary lexical items. An example is what we will present in this wor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gonçalves, Fabíola Barreto., Tavares, Maria Alice., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/132002
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abstract:A great part of speakers has a false sense that our language is stable, that is, with the time, it does not change. However, in its process of development, it is common to find in the language new linguistic functions to ordinary lexical items. An example is what we will present in this work, that focuses on the item TUDO, which is classified in the normative grammars just as an indefinite pronoun. In this work we present an example of that, because we take as an object of analyses the term TUDO , that in the regular grammars has been classified just as an indefinite pronoun. However, we can find it performing other functions, depending on the elements that are linked in the discourse, mainly in the oral modality, such as: definite, phoric, deictic, inferring, among others. The empirical data come from Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). This work has as base the North-American Functional Linguistic that postulates a linguistic based on the use, that is, in the intercommunicative situations (GIVÓN, 1995, 2001), thinking the language as an instrument of social interaction, used, mainly, to satisfy our communicative necessities. Our aim is to investigate if the element TUDO has suffered grammaticalization, acquiring many grammatical functions by its use as an indefinite pronoun; to promote a discussion about the communicative necessities that can have motivated the functional alteration suffered by that element in the process of changing. In this work we also propose an activity about that pronoun to be developed in the classroom. As a result, we intend to promote a discussion and contribute to the Portuguese language teachers‟ consciousness about the malleable and dynamic structure of the language in its emergent and non-finished process (HOPPER, 1991), because the practice of the Portuguese language teaching in the classroom has been based on the grammar normative contents. In fact, the educator must promote a reflection aiming the students have a better formation, building and rebuilding concepts that give them a direction about their action and use of the language.#$&Resumo:A maioria dos falantes tem uma falsa impressão de que a língua é uma entidade estanque, ou seja, de que, ao longo do tempo, ela não sofre alterações. Entretanto, em seu processo evolutivo, é comum encontrarmos na língua novas funções linguísticas para itens lexicais ordinários. Um exemplo disso é o que vamos apresentar neste trabalho, que toma como objeto de análise o item TUDO, o qual, nas gramáticas normativas, tem sido classificado apenas como pronome indefinido. No entanto, podemos encontrá-lo desempenhando outros papéis, dependendo dos elementos aos quais está ligado no discurso, sobretudo na modalidade oral, podendo ser, inclusive, classificado como: definido, fórico, dêitico, inferidor, entre outros. Os dados empíricos analisados provêm do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Nosso estudo tem por base os postulados da Linguística Funcional sob a perspectiva norte-americana, a qual defende uma linguística baseada no uso, ou seja, nas situações intercomunicativas (GIVÓN, 1995, 2001), concebendo a língua como um instrumento de interação social, utilizada, principalmente, para satisfazer às necessidades comunicativas. Nosso objetivo é investigar se TUDO sofreu gramaticalização, vindo a adquirir várias funções gramaticais a partir de seu uso como pronome indefinido; e discutir necessidades comunicativas que possam ter motivado as alterações funcionais sofridas pelo item em questão no decorrer desse processo de mudança. Neste trabalho, propomos também uma atividade com esse item a fim de ser realizada em sala de aula. Através dela, desejamos fomentar uma discussão e contribuir para a conscientização dos professores de língua portuguesa dos níveis Fundamental e Médio a respeito da estrutura maleável e dinâmica da língua e de seu processo emergente e inacabado (HOPPER, 1991), pois a prática do ensino de língua portuguesa em sala de aula tem sido calcada no conteúdo da gramática normativa. Todavia, o educador deve promover uma reflexão para que os alunos tenham uma melhor formação, construindo e reconstruindo conceitos que norteiem sua ação e o uso da língua.