Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental/

Resumo:Este trabalho tem por objetivo identificar, descrever, analisar e interpretar os mecanismos de referenciação mais recorrentes nas produções de texto dos alunos concluintes do Ensino Fundamental. Para tanto, acompanhamos 46 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundament...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Elis Betânia Guedes da, Rodrigues, Maria das Graças Soares., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/1/ElisBGC_DISSERT.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-929842022-11-30T13:45:38Z Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental/ Costa, Elis Betânia Guedes da Rodrigues, Maria das Graças Soares. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Língua portuguesa - Composição e exercícios - Dissertação. Coesão (Linguística) - Dissertação. Anáfora (Linguística) - Dissertação. Língua portuguesa - Ensino fundamental - Dissertação. Linguística aplicada - Dissertação. Composition and exercises. Cohesion (Linguistics). Anaphora (Linguistics). Basic education. Applied linguistic. Resumo:Este trabalho tem por objetivo identificar, descrever, analisar e interpretar os mecanismos de referenciação mais recorrentes nas produções de texto dos alunos concluintes do Ensino Fundamental. Para tanto, acompanhamos 46 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Cruzeta, RN. Nesse período, coletamos as redações que constituem o nosso corpus. A pesquisa segue uma abordagem etnográfica e teve como suporte teórico estudos realizados sobre os mecanismos de referenciação, em especial, a repetição lexical e a anáfora. De forma geral, fundamentamonos em estudos sobre os mecanismos coesivos a partir de autores como Adam (2008), Beaugrande e Dressler (1981, 1997), Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006), Bessa Neto (1991) e Neves (2006). No corpus, foram identificadas ocorrências de repetições lexicais (literal, com variação e estrutural), assim como anáforas, sendo mais frequentes as pronominais. Nesse sentido, constatamos que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em utilizar esses mecanismos de referenciação como estratégia de progressão textual. #$&Abstract:This work aims to identify, describe and analyze the main mechanisms of reference present in the texts produced by students that are finishing their fundamental school. With this in mind, we observe 46 Portuguese classes. The class was in its 9th Fundamental level, in a public school of the Cruzeta, RN. In this period, we collected our corpus that is composed by the papers that students produced. This research has an ethnographic approach and it has as theoretical support some studies about some mechanisms of reference, specifically, the lexical repetition and anaphor. In general, we are based on the studies about cohesive mechanisms from authors as Adam (2008); Beaugrande and Dressler (1981, 1997); Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006); Bessa Neto (1991) and Neves (2006). In the corpus, we could identify some lexical repetitions (literal, with estrutural variation), as well as, anaphors, mainly pronominal ones. Then, we can notice that most students have showed difficulties in the use of those mechanisms of reference as a strategy of textual progression. 1 2022-10-05T22:18:10Z 2022-10-05T22:18:10Z 2010. Dissertação 81'33 C837m DISSERT 131685 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/1/ElisBGC_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/1/ElisBGC_DISSERT.pdf
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Costa, Elis Betânia Guedes da
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Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental/
description Resumo:Este trabalho tem por objetivo identificar, descrever, analisar e interpretar os mecanismos de referenciação mais recorrentes nas produções de texto dos alunos concluintes do Ensino Fundamental. Para tanto, acompanhamos 46 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Cruzeta, RN. Nesse período, coletamos as redações que constituem o nosso corpus. A pesquisa segue uma abordagem etnográfica e teve como suporte teórico estudos realizados sobre os mecanismos de referenciação, em especial, a repetição lexical e a anáfora. De forma geral, fundamentamonos em estudos sobre os mecanismos coesivos a partir de autores como Adam (2008), Beaugrande e Dressler (1981, 1997), Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006), Bessa Neto (1991) e Neves (2006). No corpus, foram identificadas ocorrências de repetições lexicais (literal, com variação e estrutural), assim como anáforas, sendo mais frequentes as pronominais. Nesse sentido, constatamos que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em utilizar esses mecanismos de referenciação como estratégia de progressão textual. #$&Abstract:This work aims to identify, describe and analyze the main mechanisms of reference present in the texts produced by students that are finishing their fundamental school. With this in mind, we observe 46 Portuguese classes. The class was in its 9th Fundamental level, in a public school of the Cruzeta, RN. In this period, we collected our corpus that is composed by the papers that students produced. This research has an ethnographic approach and it has as theoretical support some studies about some mechanisms of reference, specifically, the lexical repetition and anaphor. In general, we are based on the studies about cohesive mechanisms from authors as Adam (2008); Beaugrande and Dressler (1981, 1997); Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006); Bessa Neto (1991) and Neves (2006). In the corpus, we could identify some lexical repetitions (literal, with estrutural variation), as well as, anaphors, mainly pronominal ones. Then, we can notice that most students have showed difficulties in the use of those mechanisms of reference as a strategy of textual progression.
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