Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/

Resumo:Esta dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer de que forma grupos de interesses, stakeholders, influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma aborda...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Brandão, Marcelle Rossi de Mello., Moreno Añez, Miguel Eduardo., Alexandre, Mauro Lemuel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/130075
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-91951
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-919512022-11-30T13:27:57Z Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/ Brandão, Marcelle Rossi de Mello. Moreno Añez, Miguel Eduardo. Alexandre, Mauro Lemuel Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estratégias de marketing - Dissertação. Setor moveleiro - Dissertação. Gestão estratégica - Dissertação. Stakeholders - Dissertação. Marketing strategy. Furniture sector. Strategic management. Stekeholders. Resumo:Esta dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer de que forma grupos de interesses, stakeholders, influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e utiliza o método do estudo de caso exploratório-descritivo como modelo formal e sistemático do estudo científico. Segue as proposições teórico-conceituais de Polonsky (1995), Michell, Angle e Wood (1997) e Frooman (1999) como referências básicas. O estudo descreve a realidade de uma indústria moveleira do Rio Grande do Norte, e mostra sua filosofia e contexto; identifica os stakeholders presentes que influenciam no processo decisório da empresa, bem como analisa o grau de importância de cada grupo relevante, mostra as necessidades e expectativas dos grupos relevantes e por fim, constata as mudanças ocorridas na organização na implantação de estratégias de marketing verde. A partir dos resultados obtidos conclui que os stakeholders são levados em consideração na adoção de estratégias de marketing verde, mesmo a empresa não possuindo a devida percepção estratégica necessária para avançar na adoção da filosofia do marketing verde. Este estudo de caso explora conhecimentos que podem ser apropriados e adequados por empresas de pequeno porte que atuem nesse segmento-tendência estratégico do marketing verde. #$&Abstract:This master's thesis aims to ascertain how the Stakeholders interactions influence the adoption of green marketing strategies from the perspective of the Alpha Company, a furniture industry located in Rio Grande do Norte, Brazil. The methodology has a qualitative approach and uses the exploratory¬descriptive case study method as model of formal and systematic study. Following the theoretical and conceptual propositions of Polonsky (1995), Michell, Angle and Wood (1997) and Frooman (1999) as a reference base. This study identifies and assesses the importance degree of the relevant stakeholders, shows their expectations and needs and describes the tactics used by the company for the implementation of green marketing strategies. The study describes the reality of a furniture industry in Rio Grande do Norte, and shows his philosophy and background; identifies present stakeholders that influence the decision process of the company and also, analyzes the degree of importance of each group showing their needs and expectations and, finally, it states the changes in the organization with the implementation of green marketing strategies. The results it's concluded that stakeholders are taken into consideration in the adoption of green marketing strategies, even without a proper strategic perception from the company, an imperative to advance towards the adoption of the green marketing philosophy. This case study explores knowledge that may be used and suited to small companies that act in the strategic segment-trend of green marketing. 1 2022-10-05T22:03:32Z 2022-10-05T22:03:32Z 2009. Dissertação 658.8 B817a DISSERT 130075 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/130075 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/130075
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Estratégias de marketing -
Dissertação.
Setor moveleiro -
Dissertação.
Gestão estratégica -
Dissertação.
Stakeholders -
Dissertação.
Marketing strategy.
Furniture sector.
Strategic management.
Stekeholders.
spellingShingle Estratégias de marketing -
Dissertação.
Setor moveleiro -
Dissertação.
Gestão estratégica -
Dissertação.
Stakeholders -
Dissertação.
Marketing strategy.
Furniture sector.
Strategic management.
Stekeholders.
Brandão, Marcelle Rossi de Mello.
Moreno Añez, Miguel Eduardo.
Alexandre, Mauro Lemuel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
description Resumo:Esta dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer de que forma grupos de interesses, stakeholders, influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e utiliza o método do estudo de caso exploratório-descritivo como modelo formal e sistemático do estudo científico. Segue as proposições teórico-conceituais de Polonsky (1995), Michell, Angle e Wood (1997) e Frooman (1999) como referências básicas. O estudo descreve a realidade de uma indústria moveleira do Rio Grande do Norte, e mostra sua filosofia e contexto; identifica os stakeholders presentes que influenciam no processo decisório da empresa, bem como analisa o grau de importância de cada grupo relevante, mostra as necessidades e expectativas dos grupos relevantes e por fim, constata as mudanças ocorridas na organização na implantação de estratégias de marketing verde. A partir dos resultados obtidos conclui que os stakeholders são levados em consideração na adoção de estratégias de marketing verde, mesmo a empresa não possuindo a devida percepção estratégica necessária para avançar na adoção da filosofia do marketing verde. Este estudo de caso explora conhecimentos que podem ser apropriados e adequados por empresas de pequeno porte que atuem nesse segmento-tendência estratégico do marketing verde. #$&Abstract:This master's thesis aims to ascertain how the Stakeholders interactions influence the adoption of green marketing strategies from the perspective of the Alpha Company, a furniture industry located in Rio Grande do Norte, Brazil. The methodology has a qualitative approach and uses the exploratory¬descriptive case study method as model of formal and systematic study. Following the theoretical and conceptual propositions of Polonsky (1995), Michell, Angle and Wood (1997) and Frooman (1999) as a reference base. This study identifies and assesses the importance degree of the relevant stakeholders, shows their expectations and needs and describes the tactics used by the company for the implementation of green marketing strategies. The study describes the reality of a furniture industry in Rio Grande do Norte, and shows his philosophy and background; identifies present stakeholders that influence the decision process of the company and also, analyzes the degree of importance of each group showing their needs and expectations and, finally, it states the changes in the organization with the implementation of green marketing strategies. The results it's concluded that stakeholders are taken into consideration in the adoption of green marketing strategies, even without a proper strategic perception from the company, an imperative to advance towards the adoption of the green marketing philosophy. This case study explores knowledge that may be used and suited to small companies that act in the strategic segment-trend of green marketing.
format Dissertação
author Brandão, Marcelle Rossi de Mello.
Moreno Añez, Miguel Eduardo.
Alexandre, Mauro Lemuel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Brandão, Marcelle Rossi de Mello.
Moreno Añez, Miguel Eduardo.
Alexandre, Mauro Lemuel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Brandão, Marcelle Rossi de Mello.
title Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
title_short Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
title_full Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
title_fullStr Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
title_full_unstemmed Análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
title_sort análise da interação dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde : um estudo em empresa moveleira/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/130075
work_keys_str_mv AT brandaomarcellerossidemello analisedainteracaodosstakeholdersnaadocaodeestrategiasdemarketingverdeumestudoemempresamoveleira
AT morenoanezmigueleduardo analisedainteracaodosstakeholdersnaadocaodeestrategiasdemarketingverdeumestudoemempresamoveleira
AT alexandremaurolemuel analisedainteracaodosstakeholdersnaadocaodeestrategiasdemarketingverdeumestudoemempresamoveleira
AT universidadefederaldoriograndedonorte analisedainteracaodosstakeholdersnaadocaodeestrategiasdemarketingverdeumestudoemempresamoveleira
_version_ 1766812539067301888