Uma análise exploratória da jornada flexível de trabalho sob a perspectiva de tutores na educação a distância/

Resumo:A Era da Informação vem proporcionando o desenvolvimento acelerado das tecnologias na docência, o que está viabilizando o aumento de cursos à distância e a flexibilidade na jornada de trabalho dos tutores. Nesse contexto, objetivou-se estudar a influência do trabalho flexível no desenvolvimen...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Torres, Élvia Florêncio., Ferreira, Rodrigo José Pires., Campos, Ana Célia Cavalcanti Fernandes., Oliveira, José Arimatés de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/129461
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:A Era da Informação vem proporcionando o desenvolvimento acelerado das tecnologias na docência, o que está viabilizando o aumento de cursos à distância e a flexibilidade na jornada de trabalho dos tutores. Nesse contexto, objetivou-se estudar a influência do trabalho flexível no desenvolvimento das atividades e na vida pessoal dos tutores na Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais especificamente, buscou-se comparar os tipos de flexibilidade detectados; identificar a extensão da jornada de trabalho na tutoria, investigar a relação entre o horário flexível e a produtividade, avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a Relação Trabalho e Família dos tutores. Diante disso, o trabalho justifica-se pela relevância dos resultados alcançados no meio acadêmico e organizacional. Para atender aos objetivos obteve-se uma amostra de 75 respondentes (45,73% da população). O instrumento de coleta de dados foi composto por 48 variáveis fundamentadas principalmente em Walton (1975) e Paschoal, Tamayo e Barham (2002). As técnicas estatísticas utilizadas foram: análise de freqüência, teste de proporção, análise fatorial e regressão. Os resultados coletados demonstram que os tutores presenciais e a distância, vivenciam realidades semelhantes, porém apresentam perfis distintos. A jornada de trabalho deles é em média três horas diária. Na visão dos tutores, a flexibilidade apresenta relação positiva com a produção. A QVT e o equilíbrio trabalhofamília foram avaliados de modo satisfatório e as técnicas estatísticas aplicadas demonstraram influência significativa entre a QVT e as horas de trabalho flexíveis. Assim, conclui-se que a flexibilidade no trabalho pode influenciar o desenvolvimento das atividades e a vida pessoal dos tutores. Desse modo, a jornada flexível de trabalho pode ser utilizada de modo estratégico no cotidiano de muitas organizações.#$&Abstract:Information Age has been providing accelerated development of technologies in teaching, which is making the increase in distance courses and flexibility in the tutors everyday work. In this context, it was aimed to study the influence of flexible work in the development of activities and personal life of the tutors in Distance Education at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. More specifically, they have been sought to compare the types of flexibility detected, identifying the extent of the day's work in mentoring; investigating the relationship between flexible working time and productivity; evaluating the Quality of Working Life (QWL) and for Work and Family Relationship of the tutors. Thus, work is justified by the importance of academic and organizational achievement. To meet the goals, it was obtained a sample of 75 respondents (45.73% of the population). The data collection instrument was comprised of 48 variables mainly based by Walton (1975) and Paschoal, Tamayo and Barham (2002). The statistical techniques used were: analysis of frequency, ratio test, factor analysis and regression. The results collected have shown that the presence and distance tutors experience similar realities, but have different profiles; the day of their work is on average three hours daily; in view of the tutors, flexibility has a relation with the production, QWL work-family balance were evaluated in a satisfactory manner and the statistical techniques used have shown significant influence between the QWL and flexible working day. It is therefore concluded that flexibility at work can influence the development of activities and personal life of the tutors. Thus, the flexible working day may be used in a strategy way of routine in many organizations.