Estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglígicos em escolares púberes /

Resumo:A fase da puberdade é o período em que ocorrem as maiores transformações I características da adolescência. Por essa razão, este estudo objetivou identificar o . estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglíficos em 2363 , escolares púberes selecionados de forma estratificada,...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pinto, Edson Fonseca., Knackfuss, Maria Irany., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13272/1/EstadoNutricionalDesempenho_Pinto_2009.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo:A fase da puberdade é o período em que ocorrem as maiores transformações I características da adolescência. Por essa razão, este estudo objetivou identificar o . estado nutricional, desempenho motor e marcadores dermatoglíficos em 2363 , escolares púberes selecionados de forma estratificada, de ambos os sexos, com idades I variando de 6 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental (28 a 98 Séries) do I ensino público no estado do Rio Grande do Norte. Foram avaliados o estado nutricional (índice de Massa Corporal); as qualidades físicas básicas ( testes de coordenação, . equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força e velocidade); o potencial genético (método da dermatoglifia) e o estágio maturacional (auto avaliação de Tanner); Com relação ao estado nutricional observou-se que escolares acima do peso apresentam valores mais baixos em relação ao seu desempenho motor sendo esses valores, mais significativos nos meninos. No que se refere à maturação sexual, os resultados apontaram que os meninos atingem os estágios maturacionais primeiro que as meninas, não tendo encontrado correlação entre o potencial genético e os demais indicadores o que nos permite concluir que os escolares do estado do Rio Grande do Norte, principalmente os do sexo masculino sofrem influência significativa de seu estado nutricional e seu estágio maturacional no que diz respeito ao seu desempenho motor. Essa dissertação apresenta relação de interdisciplinaridade, tendo o seu conteúdo uma aplicação nos campos da Educação Física, Nutrição, Medicina e Enfermagem. #$&Abstract:In the complex mechanism of hereditary transmission, genetic changes (genotypes) involved in an evolutive process dependent on environment (phenotype), will probably be observed, resulting in new combinations and arrangements which explain the evolution of the species. The purpose of the present study is to analyze the relation between genetic predisposition and the basic physical qualities of students. The study sample was composed of 17 children (Female = 8, Male = 9); in the 10-11 yearold age group, bom and residing in the city of Cruzeta, in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To evaluate basic physical qualities, tests of coordination, balance, agility, flexibility, strength, velocity and endurance were applied, as was Cummins & Midlo's (1942) dermatoglyphic (fingerprint) method to evaluate genetic potential. Analysis of the data revealed that there is a correlation between inherited genetic predisposition and the levei of basic physical qualities of the students, despite the heterogeneity observed in the behavior of basic physical qualities, determined by the influence of the environment.