Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /

O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração d euma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Albino Oliveira., Dantas, Josivânia Marisa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16059/1/AlbinoON_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-90693
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-906932022-11-30T13:05:25Z Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino / Nunes, Albino Oliveira. Dantas, Josivânia Marisa Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Material didático - Química - Dissertação. Ensino de Química - Dissertação. Química - Licenciandos - Dissertação. O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração d euma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento das atitudes e crenças foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados (Escala de Likert e questionário) que proporcionaram uam análise dentro do paradigima quali-quantitativo emergente da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que os discentes da licenciatura em química apresentaram crenças marcadamente positivistas e que são consideradas por alguns autores como ingênuas, tais como: a crença no modelo de decisão tecnocrático, a linearidade do desenvolvimento científico e tecnológico que leva ao bem estar social e a neutralidade do conhecimento científico-tecnológico. Com base nesses dados e na literatura sobre o tema foram elaborados três módulos de ensino: a) Questionando a hegemonia do conhecimento técnico-científico; b) As relações entre a ciência, tecnologia, sociedade, e ambiente - as relações CTSA; c) Proposta temática para a educação química em uma perspectiva CTSA: O Rio Mossoró. Por fim, o material elaborado foi aplicado emd uas oficinas, realizadas no Campus Central e no Núcleo Avançado de Ensino Superior de São Miguel, ambos da UERN. Os licenciandos participantes expressaram aprovação qaunto à abordagem trazida mno experimento proposto e sobre o caso simulado, ambos constituintes da unidade didática apresentada.#$&Resumén:Este estudio investigó las actitudes y creencias de los estudiantes universitarios em Ciencias Químicas por la Universidad de Río Grande do Norte (UERN) como un paso hacia la elaboración de una propuesta de material didáctico para el estudio de las relaciones CTSA en la licenciatura en química. Para el conocimiento de las actitudes y creencias fue utilizadodos instrumentos (Escala Likert y un cuestionario), que proporcionó un análisis dentro del nuevo paradigma de investigación (cuantitativa y cualitativa) en la Enseñanza de la Ciencia y Matemáticas. Los resultados mostraron que los estudiantes de licenciatura en química tienen creencias positivistas y que suelen son considerados por algunos como ingenuas, como La creencia en el modelo de decisión tecnocrática, la linealidad del desarrollo científico y tecnológico que lleva a el bienestar social y neutralidad de los conocimientos científicotecnológico. Basándose en estos datos y la literatura sobre el tema se elaboraron tres módulos de aprendizaje: a) Cuestionando la hegemonía del conocimiento técnico y científico, b) Las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente - las relaciones CTSA c) Propuesta de temática para la enseñanza de la química en una perspectiva de CTSA: El Río Mossoró. Por último, el material producido se utilizó en dos cursos ocurridos en el Campus Central en el Centro de Educación Superior en São Miguel, ambos de UERN. Los participantes expresaron su aprobación al enfoque trajo de el experimento propuesto y de El caso de simulación contenidos en la propuesta de. 1 2022-10-05T21:45:36Z 2022-10-05T21:45:36Z 2010. Dissertação 371.64/.69:54 N972a DISSERT 128097 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16059/1/AlbinoON_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16059/1/AlbinoON_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Material didático -
Química -
Dissertação.
Ensino de Química -
Dissertação.
Química -
Licenciandos -
Dissertação.
spellingShingle Material didático -
Química -
Dissertação.
Ensino de Química -
Dissertação.
Química -
Licenciandos -
Dissertação.
Nunes, Albino Oliveira.
Dantas, Josivânia Marisa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
description O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração d euma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento das atitudes e crenças foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados (Escala de Likert e questionário) que proporcionaram uam análise dentro do paradigima quali-quantitativo emergente da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que os discentes da licenciatura em química apresentaram crenças marcadamente positivistas e que são consideradas por alguns autores como ingênuas, tais como: a crença no modelo de decisão tecnocrático, a linearidade do desenvolvimento científico e tecnológico que leva ao bem estar social e a neutralidade do conhecimento científico-tecnológico. Com base nesses dados e na literatura sobre o tema foram elaborados três módulos de ensino: a) Questionando a hegemonia do conhecimento técnico-científico; b) As relações entre a ciência, tecnologia, sociedade, e ambiente - as relações CTSA; c) Proposta temática para a educação química em uma perspectiva CTSA: O Rio Mossoró. Por fim, o material elaborado foi aplicado emd uas oficinas, realizadas no Campus Central e no Núcleo Avançado de Ensino Superior de São Miguel, ambos da UERN. Os licenciandos participantes expressaram aprovação qaunto à abordagem trazida mno experimento proposto e sobre o caso simulado, ambos constituintes da unidade didática apresentada.#$&Resumén:Este estudio investigó las actitudes y creencias de los estudiantes universitarios em Ciencias Químicas por la Universidad de Río Grande do Norte (UERN) como un paso hacia la elaboración de una propuesta de material didáctico para el estudio de las relaciones CTSA en la licenciatura en química. Para el conocimiento de las actitudes y creencias fue utilizadodos instrumentos (Escala Likert y un cuestionario), que proporcionó un análisis dentro del nuevo paradigma de investigación (cuantitativa y cualitativa) en la Enseñanza de la Ciencia y Matemáticas. Los resultados mostraron que los estudiantes de licenciatura en química tienen creencias positivistas y que suelen son considerados por algunos como ingenuas, como La creencia en el modelo de decisión tecnocrática, la linealidad del desarrollo científico y tecnológico que lleva a el bienestar social y neutralidad de los conocimientos científicotecnológico. Basándose en estos datos y la literatura sobre el tema se elaboraron tres módulos de aprendizaje: a) Cuestionando la hegemonía del conocimiento técnico y científico, b) Las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente - las relaciones CTSA c) Propuesta de temática para la enseñanza de la química en una perspectiva de CTSA: El Río Mossoró. Por último, el material producido se utilizó en dos cursos ocurridos en el Campus Central en el Centro de Educación Superior en São Miguel, ambos de UERN. Los participantes expresaron su aprobación al enfoque trajo de el experimento propuesto y de El caso de simulación contenidos en la propuesta de.
format Dissertação
author Nunes, Albino Oliveira.
Dantas, Josivânia Marisa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Nunes, Albino Oliveira.
Dantas, Josivânia Marisa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Nunes, Albino Oliveira.
title Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
title_short Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
title_full Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
title_fullStr Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
title_full_unstemmed Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
title_sort abordando as relações ctsa no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos : uma experiêcnia formativa no sertão nordestino /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16059/1/AlbinoON_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT nunesalbinooliveira abordandoasrelacoesctsanoensinodaquimicaapartirdascrencaseatitudesdelicenciandosumaexperiecniaformativanosertaonordestino
AT dantasjosivaniamarisa abordandoasrelacoesctsanoensinodaquimicaapartirdascrencaseatitudesdelicenciandosumaexperiecniaformativanosertaonordestino
AT universidadefederaldoriograndedonorte abordandoasrelacoesctsanoensinodaquimicaapartirdascrencaseatitudesdelicenciandosumaexperiecniaformativanosertaonordestino
_version_ 1766812538652065792