Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar : espaço e tempo de construção. reinvenção e aprendizagem /
Resumo:Nesta pesquisa discuto o brincar, dialogando também com os demais sujeitos que compõem o universo no qual o brincar está inserido, como a família, a escola e a cultura. A proposição fundamenta! desta dissertação pressupõe que a ausência do brincar na vida da criança prejudica sua estruturação...
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oai:localhost:123456789-906512023-11-06T21:01:25Z Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar : espaço e tempo de construção. reinvenção e aprendizagem / Estácio, Mércia Maria de Santi. Fortes, Lore. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sociologia educacional. Dissertação. Crianças. Dissertação. Brincadeiras. Dissertação. Play. Childhood. Resumo:Nesta pesquisa discuto o brincar, dialogando também com os demais sujeitos que compõem o universo no qual o brincar está inserido, como a família, a escola e a cultura. A proposição fundamenta! desta dissertação pressupõe que a ausência do brincar na vida da criança prejudica sua estruturação física, psíquica, biológica, cultural, social, histórica e o seu desenvolvimento. As questões iniciais foram: Quais os espaços-tempos reservados na escola para o brincar? Qual a importância do brincar no desenvolvimento das crianças? A escola reconhece a importância do brincar em seu espaço social? Como as crianças percebem e utilizam os espaços-tempos para o brincar na escola? Existem na escola espaços-tempos para o brincar? Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica numa abordagem de estudo exploratório. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta em Natal, Rio Grande do Norte e, como técnicas de pesquisa, utilizei: a observação participante, a fotografia, entrevistas estruturadas com alunos, e questionários com professores. Os resultados obtidos apontam que, para a maioria das crianças, a escola permite o brincar, poucas discordam desta proposição. Os professores reconhecem a importância do brincar na escola, mas por diversos motivos, não asseguram sua prática. A dissertação aponta a possibilidade de novos estudos e desdobramentos para o tema em questão.#$&Abstract:This research I discuss the play, also talking with the other subjects that make up the universe in which the play is inserted, such as family, school and culture. The fundamental proposition of this dissertation assumes that the absence of pJay tn children's lives affect their physical structure, psychological, biological, cultural, social, historical and theirs development. The initial questions were: What are the spacetimes reserved in the school for play? What is the importance of play in the development of children? Does the school recognjze the importance of play in its social space? How the children perceive and use the spacetimes to play at school? Are there spacetimes at schoo1 to pJay? This is a theoretica1 and empirica1 research of exploratory study. The research's field was the Municipal School Professor Ulysses Góes, located in district of Nova Descoberta, in Natal, Rio Grande do Norte and, as research techniques, I used: participant observation, photography, structured interviews with students and questionnaires with teachers. The resuJts indicate that for most of children, the school allows the play, few disagree with this preposition. T eachers recogrUze the importance of play in schoo1, but for various reasons do not provide your practice. The dissertation points the possibility of new studies and developments for the theme. 1 2022-10-05T21:45:05Z 2022-10-05T21:45:05Z 2009. Dissertação 316:688-053.2 E79o DISSERT 128047 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/128047 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13583/1/OlharSociol%c3%b3gicoCrian%c3%a7a_Est%c3%a1cio_2010.pdf |
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Sociologia educacional. Dissertação. Crianças. Dissertação. Brincadeiras. Dissertação. Play. Childhood. Estácio, Mércia Maria de Santi. Fortes, Lore. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar : espaço e tempo de construção. reinvenção e aprendizagem / |
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Resumo:Nesta pesquisa discuto o brincar, dialogando também com os demais sujeitos que compõem o universo no qual o brincar está inserido, como a família, a escola e a cultura. A proposição fundamenta! desta dissertação pressupõe que a ausência do brincar na vida da criança prejudica sua estruturação física, psíquica, biológica, cultural, social, histórica e o seu desenvolvimento. As questões iniciais foram: Quais os espaços-tempos reservados na escola para o brincar? Qual a importância do brincar no desenvolvimento das crianças? A escola reconhece a importância do brincar em seu espaço social? Como as crianças percebem e utilizam os espaços-tempos para o brincar na escola? Existem na escola espaços-tempos para o brincar? Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica numa abordagem de estudo exploratório. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta em Natal, Rio Grande do Norte e, como técnicas de pesquisa, utilizei: a observação participante, a fotografia, entrevistas estruturadas com alunos, e questionários com professores. Os resultados obtidos apontam que, para a maioria das crianças, a escola permite o brincar, poucas discordam desta proposição. Os professores reconhecem a importância do brincar na escola, mas por diversos motivos, não asseguram sua prática. A dissertação aponta a possibilidade de novos estudos e desdobramentos para o tema em questão.#$&Abstract:This research I discuss the play, also talking with the other subjects that make up the universe in which the play is inserted, such as family, school and culture. The fundamental proposition of this dissertation assumes that the absence of pJay tn children's lives affect their physical structure, psychological, biological, cultural, social, historical and theirs development. The initial questions were: What are the spacetimes reserved in the school for play? What is the importance of play in the development of children? Does the school recognjze the importance of play in its social space? How the children perceive and use the spacetimes to play at school? Are there spacetimes at schoo1 to pJay? This is a theoretica1 and empirica1 research of exploratory study. The research's field was the Municipal School Professor Ulysses Góes, located in district of Nova Descoberta, in Natal, Rio Grande do Norte and, as research techniques, I used: participant observation, photography, structured interviews with students and questionnaires with teachers. The resuJts indicate that for most of children, the school allows the play, few disagree with this preposition. T eachers recogrUze the importance of play in schoo1, but for various reasons do not provide your practice. The dissertation points the possibility of new studies and developments for the theme. |
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