Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /

Resumo:O presente trabalho apresenta uma análise descritiva, histórica e pedagógica de obra Recherche méthodique et propriétés des triangles rectangles en nombres entiers. De acordo com a análise realizada, elaboramos e aplicamos o módulo de ensino intitulado Ternos Pitagóricos: uma ferramenta para...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Georgiane Amorim., Fossa, John Andrew., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16056
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-90283
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-902832022-11-30T12:58:26Z Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier / Silva, Georgiane Amorim. Fossa, John Andrew. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Matemática - Educação - Dissertação. Matemática - História - Dissertação. Teorema de Pitágoras - Dissertação. Ternos Pitagóricos - Dissertação. Resumo:O presente trabalho apresenta uma análise descritiva, histórica e pedagógica de obra Recherche méthodique et propriétés des triangles rectangles en nombres entiers. De acordo com a análise realizada, elaboramos e aplicamos o módulo de ensino intitulado Ternos Pitagóricos: uma ferramenta para compreensão do Teorema de Pitágoras, tendo como público alvo os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da UFRN, futuros professores de Matemática. A análise dos dados coletados da prova escrita, de modo geral mostrou que os alunos assimilaram com relativa compreensão os conceitos abordados no módulo de ensino, apontando para uma diferença qualitativa na aprendizagem com relação aos dados obtidos nos primeiros instrumentos utilizados, a saber; questionário e entrevista. Com o módulo de ensino realizado, proporcionamos aos futuros professores, uma maior compreensão do Teorema de Pitágoras, tendo como enfoque os Ternos Pitágoras sob uma apresentação histórica, constatando o potencial pedagógico da obra em foco.#$&Abstract:At the present investigation had the purpose to achieve a descritive analysis pedagogy in the work of Recherche méthodique et propriétés des triangles rectangles en nombres entiers. According to the analysis achieved, we made and applyed the teaching module called Pitagories: one of tools to comprehension Pitagory Theorema, there were studying by public students in mathematic course in the UFRN , the new mathematic teachers in future. The analysis the was made with writen test the was showed that all students got the view comprehension in the teaching approach module, to apointed the difference in the learning qualytative with other reseach that was made with quastionaire and enterview. With this module that was made with the new future teacheres there was more attention the better comprehension with the Pitagory Theorema, that was good focus in the pitagory about the potential historical pedagogyc in the work studied. 1 2022-10-05T21:39:50Z 2022-10-05T21:39:50Z 2009. Dissertação 51:37 S586e DISSERT 127543 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16056 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16056
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Matemática -
Educação -
Dissertação.
Matemática -
História -
Dissertação.
Teorema de Pitágoras -
Dissertação.
Ternos Pitagóricos -
Dissertação.
spellingShingle Matemática -
Educação -
Dissertação.
Matemática -
História -
Dissertação.
Teorema de Pitágoras -
Dissertação.
Ternos Pitagóricos -
Dissertação.
Silva, Georgiane Amorim.
Fossa, John Andrew.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
description Resumo:O presente trabalho apresenta uma análise descritiva, histórica e pedagógica de obra Recherche méthodique et propriétés des triangles rectangles en nombres entiers. De acordo com a análise realizada, elaboramos e aplicamos o módulo de ensino intitulado Ternos Pitagóricos: uma ferramenta para compreensão do Teorema de Pitágoras, tendo como público alvo os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da UFRN, futuros professores de Matemática. A análise dos dados coletados da prova escrita, de modo geral mostrou que os alunos assimilaram com relativa compreensão os conceitos abordados no módulo de ensino, apontando para uma diferença qualitativa na aprendizagem com relação aos dados obtidos nos primeiros instrumentos utilizados, a saber; questionário e entrevista. Com o módulo de ensino realizado, proporcionamos aos futuros professores, uma maior compreensão do Teorema de Pitágoras, tendo como enfoque os Ternos Pitágoras sob uma apresentação histórica, constatando o potencial pedagógico da obra em foco.#$&Abstract:At the present investigation had the purpose to achieve a descritive analysis pedagogy in the work of Recherche méthodique et propriétés des triangles rectangles en nombres entiers. According to the analysis achieved, we made and applyed the teaching module called Pitagories: one of tools to comprehension Pitagory Theorema, there were studying by public students in mathematic course in the UFRN , the new mathematic teachers in future. The analysis the was made with writen test the was showed that all students got the view comprehension in the teaching approach module, to apointed the difference in the learning qualytative with other reseach that was made with quastionaire and enterview. With this module that was made with the new future teacheres there was more attention the better comprehension with the Pitagory Theorema, that was good focus in the pitagory about the potential historical pedagogyc in the work studied.
format Dissertação
author Silva, Georgiane Amorim.
Fossa, John Andrew.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Georgiane Amorim.
Fossa, John Andrew.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Georgiane Amorim.
title Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
title_short Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
title_full Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
title_fullStr Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
title_full_unstemmed Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de Eugène Bahier /
title_sort estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos á luz de eugène bahier /
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16056
work_keys_str_mv AT silvageorgianeamorim estudohistoricoepedagogicosobreternospitagoricosaluzdeeugenebahier
AT fossajohnandrew estudohistoricoepedagogicosobreternospitagoricosaluzdeeugenebahier
AT universidadefederaldoriograndedonorte estudohistoricoepedagogicosobreternospitagoricosaluzdeeugenebahier
_version_ 1766825388370034688