Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /

Resumo:As atividades experimentais são vistas por alunos e professores como a solução para os problemas do ensino de ciências, mas nem sempre estas são utilizadas no processo de ensino. Isto se deve em parte à falta de infra-estrutura e a deficiente preparação nos cursos de formação. A nossa propost...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva., Silva, Márcia Gorette Lima da., Dantas, Josivânia Marisa., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/127479
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-90240
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-902402022-11-30T12:57:26Z Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica / Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva. Silva, Márcia Gorette Lima da. Dantas, Josivânia Marisa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino de Química - Dissertação. Gerenciamento de rejeitos - Dissertação. Atividades experimentais - Dissertação. Livro didático - Didático. Chemistry teaching. Waste management. Experimental activities. Didactic book. Resumo:As atividades experimentais são vistas por alunos e professores como a solução para os problemas do ensino de ciências, mas nem sempre estas são utilizadas no processo de ensino. Isto se deve em parte à falta de infra-estrutura e a deficiente preparação nos cursos de formação. A nossa proposta é apresentar uma sugestão para os professores do ensino médio de gerenciar rejeitos químicos produzidos nas aulas de ensino de química a partir do contexto observado em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada em três etapas, a primeira foi a análise dos livros didáticos recomendados pelo MEC, por meio do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, com a finalidade de identificar as orientações sobre segurança e gerenciamento de rejeitos gerados para a realização de atividades experimentais. A segunda foi a identificação das atividades experimentais realizdaas por professores-participantes da pesquisa que atuam na rede pública e privada de ensino em Natal, utilizando como instrumento uma entrevista semi-estruturada. A terceira e última etapa foi a elaboração de material didático com informativos sobre segurança no laboratório e gerenciamento de rejeitos. A aplicação deste material foi realizada em curso de extensão para professores de química do estado do Rio Grande do Norte.#$&Abstract:The experimental activities are seen by students and professors as the solution for the problems of sciences teaching, but not always these activities are used in the teaching processo This occurs due, in part, to the infrastructure inexistence and the deficient preparation in the formation courses. Our proposal is to present a suggestion for the secondary education teachers to manage chemical waste produced in the lessons of chemistry teaching in the context observed in schools of the Rio Grande of the Norte State. The research was developed in three stages, the first stage was the analysis of didactic books recommended by MEC through the National Program of the Book for secondary education with the purpose to identify if these they present, in the experimental activities, orientation about security and management of generated waste. The second one was the identification of the experimental activities developed by teachers of the public and private education net in Natal, using as instrument half-structuralized interview. The third and last stage was the elaboration of didactic material with news about laboratory security and waste management. The application of the material occurred in extension course for chemistry teachers of the Rio Grande do Norte State. 1 2022-10-05T21:39:10Z 2022-10-05T21:39:10Z 2010. Dissertação 372.854 A862e 127479 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/127479 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/127479
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino de Química -
Dissertação.
Gerenciamento de rejeitos -
Dissertação.
Atividades experimentais -
Dissertação.
Livro didático -
Didático.
Chemistry teaching.
Waste management.
Experimental activities.
Didactic book.
spellingShingle Ensino de Química -
Dissertação.
Gerenciamento de rejeitos -
Dissertação.
Atividades experimentais -
Dissertação.
Livro didático -
Didático.
Chemistry teaching.
Waste management.
Experimental activities.
Didactic book.
Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva.
Silva, Márcia Gorette Lima da.
Dantas, Josivânia Marisa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
description Resumo:As atividades experimentais são vistas por alunos e professores como a solução para os problemas do ensino de ciências, mas nem sempre estas são utilizadas no processo de ensino. Isto se deve em parte à falta de infra-estrutura e a deficiente preparação nos cursos de formação. A nossa proposta é apresentar uma sugestão para os professores do ensino médio de gerenciar rejeitos químicos produzidos nas aulas de ensino de química a partir do contexto observado em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada em três etapas, a primeira foi a análise dos livros didáticos recomendados pelo MEC, por meio do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, com a finalidade de identificar as orientações sobre segurança e gerenciamento de rejeitos gerados para a realização de atividades experimentais. A segunda foi a identificação das atividades experimentais realizdaas por professores-participantes da pesquisa que atuam na rede pública e privada de ensino em Natal, utilizando como instrumento uma entrevista semi-estruturada. A terceira e última etapa foi a elaboração de material didático com informativos sobre segurança no laboratório e gerenciamento de rejeitos. A aplicação deste material foi realizada em curso de extensão para professores de química do estado do Rio Grande do Norte.#$&Abstract:The experimental activities are seen by students and professors as the solution for the problems of sciences teaching, but not always these activities are used in the teaching processo This occurs due, in part, to the infrastructure inexistence and the deficient preparation in the formation courses. Our proposal is to present a suggestion for the secondary education teachers to manage chemical waste produced in the lessons of chemistry teaching in the context observed in schools of the Rio Grande of the Norte State. The research was developed in three stages, the first stage was the analysis of didactic books recommended by MEC through the National Program of the Book for secondary education with the purpose to identify if these they present, in the experimental activities, orientation about security and management of generated waste. The second one was the identification of the experimental activities developed by teachers of the public and private education net in Natal, using as instrument half-structuralized interview. The third and last stage was the elaboration of didactic material with news about laboratory security and waste management. The application of the material occurred in extension course for chemistry teachers of the Rio Grande do Norte State.
format Dissertação
author Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva.
Silva, Márcia Gorette Lima da.
Dantas, Josivânia Marisa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva.
Silva, Márcia Gorette Lima da.
Dantas, Josivânia Marisa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Ataide, Márcia Cristiane Eloi Silva.
title Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
title_short Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
title_full Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
title_fullStr Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
title_full_unstemmed Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
title_sort experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/127479
work_keys_str_mv AT ataidemarciacristianeeloisilva experimentosquegeramrejeitosquimicoscommetaispesadosemescolasdaeducacaobasica
AT silvamarciagorettelimada experimentosquegeramrejeitosquimicoscommetaispesadosemescolasdaeducacaobasica
AT dantasjosivaniamarisa experimentosquegeramrejeitosquimicoscommetaispesadosemescolasdaeducacaobasica
AT universidadefederaldoriograndedonorte experimentosquegeramrejeitosquimicoscommetaispesadosemescolasdaeducacaobasica
_version_ 1766860307489095680