Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidor /

Resumo: O presente estudo trata do complexo processo de decisão do consumidor de serviços de hospedagem frente aos canais de distribuição do turismo. Tem como objetivo descrever o nível de influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos, principalmente das agências de viagens e...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gosson, George Anderson de Oliveira., Alexandre, Mauro Lemuel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12134/1/Influ%c3%aanciaIntermedi%c3%a1riosDistribuicao_Gosson_2009.pdf
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Gosson, George Anderson de Oliveira.
Alexandre, Mauro Lemuel.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidor /
description Resumo: O presente estudo trata do complexo processo de decisão do consumidor de serviços de hospedagem frente aos canais de distribuição do turismo. Tem como objetivo descrever o nível de influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos, principalmente das agências de viagens e das operadoras turísticas, exercida sobre o processo de escolha do meio de hospedagem pelo consumidor. A coleta de dados se deu através da aplicação de trezentos questionários em turistas brasileiros, hospedados em dezenove hotéis de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A análise dos dados desenvolveu-se através de ferramentas estatísticas multivariadas como a correlação entre variáveis, a regressão linear múltipla, a análise fatorial e a análise discriminante. A pesquisa caracteriza o perfil dos consumidores de serviços de hospedagem e sua viagem, além de identificar os canais de distribuição por eles utilizados. Verifica a influência exercida pelos intermediários sobre os consumidores na escolha do meio de hospedagem, buscando identificar relações causais entre esta influência e as características do consumidor. Constata que as informações obre os meios de hospedagem disponíveis na internet reduzem a probabilidade de que esta influência seja exercida, entretanto identifica que os consumidores consideram estas informações complementares e não substitutas àquelas fornecidas pelos intermediários. As características dos dados obtidos não permitem a identificação de fatores que condicionam a influência dos intermediários, nem a identificação de funções que discriminem a escolha do consumidor por determinado canal de distribuição. Conclui que o consumidor não concorda em ter sido influenciado pelo intermediário ou não tem consciência de que o foi mesmo considerando que é importante consultá-los e que a internet não substitui sua função de fonte de informações.#$&Abstract:This study examines the complex hotel buyer decision process in front of the tourism distribution channels. Its objective is to describe the influence level of the tourism marketing intermediaries, mainly the travel agents and tour operators, over the hotel decision process by the buyer-tourist. The data collection process was done trough a survey with three hundred brazilian tourists hosted in nineteen hotels of Natal, capital of Rio Grande do Norte, Brazil. The data analysis was done using some multivariate statistic techniques as correlation analysis, multiple regression analysis, factor analysis and multiple discriminant analysis. The research characterizes the hotel services consumers profile and his trip, and identifying the distribution channels used by them. Furthermore, the research verifies the intermediaries influence exercised over hotel buyer decision process, looking for identify causality relations between the influence level and the buyer profile. Verifies that information about hotels available on internet reduces the probability that this influence can be practiced; however it was possible identifying those consumers considers this information complementary and non-substitutes than the information from intermediaries. The characteristics of the data do not allow indentifying the factors that constraint the intermediaries influence neither identifying discriminant functions of the specific distribution channel choice by consumers. The study concludes that consumers don t agree in have been influenced by intermediaries or don t know if they have, still considering important to consult them and internet doesn t substitute their function as information source.
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