A dimensão ética do cinema de Walter Sales : hospitalidade, religação e perdão /

Resumo:Destacando a relevância das transformações do discurso político no cinema brasileiro atual, este estudo empreende uma análise da dimensão ética do cinema de Walter Salles. Para tal, partimos de três filmes longa-metragem do diretor: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado. Os...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macedo, Bruna Daniela Hetzel de., Dantas, Dantas, Alexsandro Galeno Araújo.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo:Destacando a relevância das transformações do discurso político no cinema brasileiro atual, este estudo empreende uma análise da dimensão ética do cinema de Walter Salles. Para tal, partimos de três filmes longa-metragem do diretor: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado. Os filmes selecionados compõem os destacados capítulos da dissertação, que se apresentam em formato ensaístico, se articulando a diferentes dimensões da ética: a hospitalidade, a religação e o perdão. No texto, essas dimensões éticas emergem a partir das narrativas, sobretudo das experiências existenciais dos protagonistas e de seus singulares encontros com a alteridade, e dialogam com reflexões de autores como Edgar Morin, Zigmunt Bauman, Julia Kristeva, Paul Ricoeur e Hanna_ Arendt. Articulam-se assim, diferentes registros do conhecimento: artístico, científico e religioso, que dialogam em patamar de igualdade. A pesquisa faz uso de materiais múltiplos que incluem, além dos filmes mencionados e seus respectivos roteiros, a referência a. outros longa¬ metragens e documentários do diretor, assim como making-offs, entrevistas, e interpretações de comentadores como Lucià Nagib, Luiz Zanin Oricchio, Ivana Bentes, Pedro Butcher e Jurandir Freire Costa. #$&Résumé:Soulignant I' importance des transformations du discours politique du cinéma brésilien actuel, cet étude entreprend une analyse de Ia dimension éthique du cinéma de Walter Salles. Pour cela,' nous avons parti de trais films long-métrages du directeur: Terra Estrangeira, Central do Brasil et Abril Despedaçado. Les films sélectionnés constituent les trais diférents chapitres de cette mémoire de maí'trise, qui s' articulent a des diférentes dimensions de I' éthique ¬I' hospitalité, Ia réliaison, et le pardon- et se présentent em format essayistique. Au texte, ces dimensions éthiques émergent à partir des récits, surtout des expériences existencielles des protagonistes et de ses singulieres rencontres avec I' altérité. Comme tel, dialoguent avec des réflétions d 'auteurs comme Edgar Morin, Zigmunt Bauman, Julia Kristeva, Paul Ricoeur et Hannah Arendt. Des diférents régistres de Ia connaissance -artistique, scientifique,' religieuse- s' articulent donc dans le travail, et dialoguent en condition d' égalité. La recherche fait usage de matériels multiples qui incluent, au-delà des films mentionnés, et de ses respectifs scripts, des références à d' autres long-métrages et documentaires du directeur, ainsi que, des making¬offs, entretiens, et interprétations de commentaristes comme Lucia Nagib, Luiz Zanin Oricchio, Ivana Bentes, Pedra Butcher e Jurandir Frei re Costa.