Risco de contágio do HIV e as medidas de biossegurança : representações sociais no contexto da formação do profissional da saúde /

Resumo: Estudo com abordagem qualititativa, teve como objetivo geral, analisar as representações sociais sobre o risco de contágio do HIV construídas por estudantes universitários portugueses da área de saúde,apontando-se aspectos psicossociais à adoção das medidas de biossegurança. A coleta de dado...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Valéria Peixoto., Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13249/1/RiscoContagioHIV_Bezerra_2009.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Estudo com abordagem qualititativa, teve como objetivo geral, analisar as representações sociais sobre o risco de contágio do HIV construídas por estudantes universitários portugueses da área de saúde,apontando-se aspectos psicossociais à adoção das medidas de biossegurança. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a junho de 2007, com a participação total de 486 estudantes da área de saúde de instituições de ensino superior, em Lisboa (Portugal), distribuídos em 248 de Medicina, 168 de Enfermagem e 70 de Medicina Dentária. Os estudantes concordaram em participar da primeira etapa da coleta de dados, constituída por um Teste de Associação Livre de Palavras com seis temas indutores de respostas e um questionário. Na segunda etapa, caracterizada por uma entrevista semi-estruturada, participaram 60 estudantes, sendo 20 de Medicina, 24 de Enfermagem e 16 de Medicina Dentária. Os dados coletados foram processados pelos sofwares SPAD-T e ALCESTE e discutidos com suporte teórico da Teoria das Representações Sociais. Os resultados revelam representações sociais atribuídas ao HIV e aids através das palavras: vírus, incurável, medo, toxicodependencia, discriminação, sofrimento e morte. Ao pensar no cuidado para o paciente, os estudantes assinala para um fazer com dificuldade e inexperiência, que gera nervosismo e medo. Em relação ao risco de contágio do HIV, os participantes associam a proteção, medo e sangue, atribuíndo sentidos as medidas de biossegurança pela proteção com luvas e preservativo, influenciado principalmente por ser uma doença incurável e que causa sofrimento e discriminação. As conclusões revelam que as representações sociais atribuídas a aids e ao risco de contágio do HIV fortalece a proteção e o cuidado para uso de medidas de biossegurança. A compreensão desses significados no processo ensino-aprendizagem devem ser assumidos como instrumento norteador para a formação do profissional da saúde pelas instituições responsáveis.#$&Abstract:it is a qualitative approach study, which had as general objective, to analyze social representations about the risk of contagion of HIV built by Portuguese university students from the health area, pointing psychosocial aspects towards the adoption of biosafety procedures. Data collection was done in the period of February to June 2007, with total participation of 486 medicine students, 168 of nursery and 70 of Dental medicine. The students agreed in participate of the first phase of data collection, constituted of a Free Association Test of Words with six inductors of answers and a questionnaire. In the second phase, featured by a semi-structured interview, 60 students, 20 of medicine, 24 of nursing and 16 of dental medicine. The data collected was processed by the software SPAD-T AND ALCESTE and discussed with theoretical support of the Theory of the Social Representations. The results reveal social representations attributed to the HIV and aids through the words: Virus, incurable, fear, toxic dependence, discrimination, suffering and death. When thinking in the care with the patient, the students sign to do with difficulty and inexperience, which generates nervousness and fear. Towards the risk of contagion of the HIV, the participants associate the protection fear and blood, attributing meaning to the procedures of biosafety by the protection with gloves and preservative, influenced mainly for being an incurable disease and that causes suffering and discrimination. The conclusions reveal that the social representation attributed to the aids and the risk of contagion of the HIV strength the protection and the care for the use of biosafety procedures. The comprehension of these meanings in the learning-teaching process might be assumed as guideline instrument for the formation of the professional of health by the responsible institutions.