Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba /

Resumo:O trabalho tem como unidade de investigação algumas das ações educativas desenvolvidas nas escolas diferenciadas Tapeba (CE), observando as manipulações táticas e estratégicas do tema do preconceito em suas práticas pedagógicas. A leitura dessas práticas como rituais de resistência étnico-cul...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Rita Gomes do., Silva, Rosália de Fátima e., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/123165
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Resumo:Resumo:O trabalho tem como unidade de investigação algumas das ações educativas desenvolvidas nas escolas diferenciadas Tapeba (CE), observando as manipulações táticas e estratégicas do tema do preconceito em suas práticas pedagógicas. A leitura dessas práticas como rituais de resistência étnico-cultural é realizada por meio de uma aproximação com os estudos da antropologia da experiência e da performance, bem como da perspectiva analítica sugerida pelas idéias de dramaturgia e drama social. Partindo de uma abordagem crítica da escola, que a concebe enquanto tempo-espaço privilegiado de possibilidades de mudança sócio-política, busco observar os modos de realização de uma educação diferenciada. Objetivo, com isso, observar os momentos rituais e performáticos das práticas pedagógicas dos Tapeba enquanto importantes expressões político-simbólicas de suas experiências coletivas, atentando para o processo de construção de legitimidade da escola diferenciada como cenário de criação de rituais pedagógicos de resistência. Assim, a Feira Cultural, os Jogos Indígenas Tapeba, a Caminhada do Dia do Índio Tapeba e a Festa da Carnaúba, por um lado, e as Aulas Culturais, por outro, promovem um repensar das experiências de etnicidade tapeba, destacando-se também, nesse processo de afirmação identitária, o papel pedagógico-político desempenhado pelas retomadas de terra. Por fim, procuro evidenciar que, afirmando-se como sujeitos de direito, ao mesmo tempo em que buscam legitimar as suas práticas escolares diferenciadas, os Tapeba constroem o significado de suas ações sociais tanto no educativo quanto em outros aspectos de suas vivências comunitárias.#$&Abstract:The work aims to investigate some of the educational actions developed in the differentiated Tapeba schools (CE), in their pedagogical practices. The reading of these practices as ritual of ethnic cultural resistance is accomplished by the approach of studies of experience and performance in the anthropology, as well as, the analytical perspective suggested by the dramaturgy ideas and social drama. So, taking a critical approach of the school, that conceives it, while time space privileged of possibilities of political social change, this work searches to notice the means of achievement of a differentiated education. I aim at, with that, to observe the ritual moments and performáticos of the pedagogic practices of Tapeba while important political-symbolic expressions of your collective experiences, looking at the process of construction of legitimacy of the school differentiated as scenery of creation of pedagogic rituals of resistance. Then, the Cultural Fair, Tapeba Indian Games, the Walking of Tapeba Indian`s Day and Carnauba Party by one side and the Cultural Classes, by another, promote a re-thinking on the experiences of Tapeba ethnicity, distinguishing also, in this process of identity affirmation, the political pedagogical role fulfilled by land re-taking. Finally, this work makes clear that Tapeba prove to be individuals with rights and at the same time they want to legitimate theirdifferentiated school practices, Tapeba construct the meaning of their social actions in the educative and in other aspects of their communitarian living as well.