A constituição dos referentes identitários dos estudantes universitários da FAFIDAM - CE: um estudo sobre Habitus e representações sociais /

Resumo:Resumo:Esse pesquisa teve como finalidade evidenciar a regularidade dos Habitus dos estudantes da Faculdade Dom Aureliano Chaves (FAFIDAM), instituição situada na região do Vale do Jaguaribe, estado do Ceará, e na relação desse com a construção da representação social de universidade que dá s...

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Principais autores: Miranda, Marly Medeiros de., Domingos Sobrinho, Moisés.
Formato: Tese
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A constituição dos referentes identitários dos estudantes universitários da FAFIDAM - CE: um estudo sobre Habitus e representações sociais /
description Resumo:Resumo:Esse pesquisa teve como finalidade evidenciar a regularidade dos Habitus dos estudantes da Faculdade Dom Aureliano Chaves (FAFIDAM), instituição situada na região do Vale do Jaguaribe, estado do Ceará, e na relação desse com a construção da representação social de universidade que dá sentido e orienta as ações desse alunado no espaço do campo acadêmico nacional onde estão situados. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoiou se particularmente nas noções de habitus, capital simbólico, violência simbólica e campo social; na abordagem das Representações Sociais de Serge Moscovici e no modelo teórico metodológico que propõe Domingos Sobrinho, a partir a articulação dessas duas construções teóricas. Apoiou se, também, na abordagem do núcleo central das representações sociais, desenvolvida por Jean-Claude Abric e Jean-Claude Flament. Para a apreensão da representação social de universidade, aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), proposto por esses dois últimos autores, utilizando-se a expressão indutora universidade é... . O TALP foi aplicado em dois momentos e a duas amostras da população investigada: 480 estudantes em 2002 e 101 em 2005. Os dados produzidos foram analisados pelo software EVOC (versão 2000), no que dizia respeito aos seus aspectos quantitativos (freqüência e ordem média das evocações obtidas) e pelo método de analise categorial de conteúdo (justificativas das evocações), conforme sugere Franco (1986,2005). A apreensão das regularidades do habitus dos estudantes da FAFIDAM deu-se fundamentalmente por meio da aplicação de um questionário que envoca temas relativos às preferências sobre músicas, rádio, televisão, tipo de lazer e entretenimento, práticas de leitura, posse de certos bens de consumo (como TV a cabo, computador, acesso a internet), escolaridade da família, condições de moradia e transporte, dentre outros itens reveladores dos gostos e estilos de vida. Os resultados dos questionários foram analisados com o auxilio do software Statitical Package for Social Science SPSS (versão 8.0,1987). Outras fontes de dados primárias e secundárias, tais como fichas de informações sobre os estudantes, documentos da própria faculdade, levantamento socioculturais e econômicos realizados pelo IBGE e por órgãos estaduais, bem como dados obtidos através da observação participante, complementam a análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram o compartilhamento de uma representação social cujo núcleo central é composto pelos campos semânticos aprendizagem, conhecimento e pesquisa. A partir desses, pode-se sustentar a tese que, uma vez situados na periferia do campo acadêmico nacional (mais apropriadamente denomina lo de campo acadêmico, porquanto composto fundamentalmente por instituições universitárias), os estudantes FAFIDAM atribuem um sentido à instituição universitária e guiam suas práticas em relação a essa como se a mesma fosse uma extensão da escola e das práticas escolares vivenciadas na educação básica. Isso fica evidenciado nos campos semânticos aprendizagem e conhecimento e nas produções discursivas que os justificam. Quanto ao campo semântico pesquisa, esse aparece como resultado de uma ressignificação do sentido hegemônico atribuído à universidade pelos grupos detentores de maior volume de capital cientifico, portanto, da legitimidade para falar e ditar as normas da vida científica do país. Constata se, conforme sugere o modelo proposto por Domingos Sobrinho, uma estreita relação entre os conteúdos representacionais identificados e o habitus estudantil pesquisado. Os sistemas de esquemas mentais que o compõem são fortemente influenciados pela posição e condições sociais de sua constituição. Distantes de um ambiente científico, de acordo com o padrão legitimado, esses estudantes objetivam e ancoram a universidade como uma escola e a pesquisa como algo abstrato e retórico, dentro do espírito da boa vontade cultural , como dizia Bourdieu. Os efeitos de imposição de legitimidade, ou seja, da violência simbólica, leva-os a construírem discursos que têm pouca relação com a realidade. #$&Abstract:This research has had, as its central goal, the highlighting of the regularities of the habitus of the students from FAFIDAM (Dom Aureliano Matos Philosophy College), located in the region of the Jaguaribe Valley, in Ceara State, and the relationship of this habitus with the construction of the social representation of university that gives sense and guides the actions of these students in the national academic field, where they are situated. From the theoretical point of view, the research has laid its foundations on the central concepts of Pierre Bourdieu Praxiology, particularly in the notions of habitus, symbolic capital, symbolic violence and social field; on the social representations by Serge Moscovici and on the theoretical methodological model proposed by Domingos Sobrinho, which has these two theoretical articulations as its starting point. It is also supported by the central core of the social representations approach, developed by Jean-Claude Abric and Jean-Claude Flament. For the apprehension of the social representation of university, it was applied the Free Words Association Test, proposed by these two authors, by using the inductor expression the university is . The Free Words Association Test was applied in two different moments and to two samples of the population investigated: 480 students in the year of 2002 and 101 studentes in 2005. The data produced were analyzed by the EVOC software (version 2000) in respect to its quantitative (frequency and medium order of the evocations obtained) and by the method of content categorical analysis (justification for the evocations), as Franco (1986, 2005) suggests. The apprehension of the regularities of the habitus of the FAFIDAM students has occurred fundamentally by means of the application of a questionnaire that focused the themes related to their preferences concerning music, radio, television, leisure and entertaining options, reading practices, owning of products such as computer (with internet access), tv (with cable access), family education, living and transportation conditions, among other relevant items of preferences and life styles. The results of the questionnaires were analyzed by the software SPSS (version 8.0 1987). Other primary and secondary data sources like information notes about students, college documents, economic and sociocultural survey reports by IBGE and other state institutions, as well as the data obtained through participative observation have complemented the corpus of analysis of the research. The findings have evidenced the sharing, by the students, of a social representation whose core is composed by the semantic fields learning, knowledge and research and on the discursive production that justify them. These findings support the thesis that, once located atb the suburbs of the national scientific field (more appropriately denominated academic field, for it is composed by universities), the FAFIDAM students give a specific sense of meaning to the university as an institution and guide their practices in relation to it as if it was na extension of the school and of the school practices lived by them in their basic formation. This is evidenced by the semantic fields learning and knowledge and by the discursive productions that justify them. As far as the semantic field research, it appears as a result of a meaning reestruturation of the hegemonic sense associated to the university by the more powerful academic groups, and so, of the legitimacy to talk and to communicate the rules of the scientific life of the country. It can thus be stated, according to the semantic model proposed by Domingos Sobrinho, that there is a straight relationship between the representational content identified and the students habitus surveyed. The mental systems that compose this habitus are strongly influenced by the position and by the social conditions of its constitution. Distant from a scientific environment, according to the stated social and academic patterns, these students aim at and anchor university as a school and the research as some abstract and rhetoric matter, within the spirit of Bourdier s good cultural will . The effects of imposition and legitimacy, that is, of the symbolic violence, take them to build discourses that have little relationship with reality.
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author Miranda, Marly Medeiros de.
Domingos Sobrinho, Moisés.
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Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoiou se particularmente nas noções de habitus, capital simbólico, violência simbólica e campo social; na abordagem das Representações Sociais de Serge Moscovici e no modelo teórico metodológico que propõe Domingos Sobrinho, a partir a articulação dessas duas construções teóricas. Apoiou se, também, na abordagem do núcleo central das representações sociais, desenvolvida por Jean-Claude Abric e Jean-Claude Flament. Para a apreensão da representação social de universidade, aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), proposto por esses dois últimos autores, utilizando-se a expressão indutora universidade é... . O TALP foi aplicado em dois momentos e a duas amostras da população investigada: 480 estudantes em 2002 e 101 em 2005. Os dados produzidos foram analisados pelo software EVOC (versão 2000), no que dizia respeito aos seus aspectos quantitativos (freqüência e ordem média das evocações obtidas) e pelo método de analise categorial de conteúdo (justificativas das evocações), conforme sugere Franco (1986,2005). A apreensão das regularidades do habitus dos estudantes da FAFIDAM deu-se fundamentalmente por meio da aplicação de um questionário que envoca temas relativos às preferências sobre músicas, rádio, televisão, tipo de lazer e entretenimento, práticas de leitura, posse de certos bens de consumo (como TV a cabo, computador, acesso a internet), escolaridade da família, condições de moradia e transporte, dentre outros itens reveladores dos gostos e estilos de vida. Os resultados dos questionários foram analisados com o auxilio do software Statitical Package for Social Science SPSS (versão 8.0,1987). Outras fontes de dados primárias e secundárias, tais como fichas de informações sobre os estudantes, documentos da própria faculdade, levantamento socioculturais e econômicos realizados pelo IBGE e por órgãos estaduais, bem como dados obtidos através da observação participante, complementam a análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram o compartilhamento de uma representação social cujo núcleo central é composto pelos campos semânticos aprendizagem, conhecimento e pesquisa. A partir desses, pode-se sustentar a tese que, uma vez situados na periferia do campo acadêmico nacional (mais apropriadamente denomina lo de campo acadêmico, porquanto composto fundamentalmente por instituições universitárias), os estudantes FAFIDAM atribuem um sentido à instituição universitária e guiam suas práticas em relação a essa como se a mesma fosse uma extensão da escola e das práticas escolares vivenciadas na educação básica. Isso fica evidenciado nos campos semânticos aprendizagem e conhecimento e nas produções discursivas que os justificam. Quanto ao campo semântico pesquisa, esse aparece como resultado de uma ressignificação do sentido hegemônico atribuído à universidade pelos grupos detentores de maior volume de capital cientifico, portanto, da legitimidade para falar e ditar as normas da vida científica do país. Constata se, conforme sugere o modelo proposto por Domingos Sobrinho, uma estreita relação entre os conteúdos representacionais identificados e o habitus estudantil pesquisado. Os sistemas de esquemas mentais que o compõem são fortemente influenciados pela posição e condições sociais de sua constituição. Distantes de um ambiente científico, de acordo com o padrão legitimado, esses estudantes objetivam e ancoram a universidade como uma escola e a pesquisa como algo abstrato e retórico, dentro do espírito da boa vontade cultural , como dizia Bourdieu. Os efeitos de imposição de legitimidade, ou seja, da violência simbólica, leva-os a construírem discursos que têm pouca relação com a realidade. #$&Abstract:This research has had, as its central goal, the highlighting of the regularities of the habitus of the students from FAFIDAM (Dom Aureliano Matos Philosophy College), located in the region of the Jaguaribe Valley, in Ceara State, and the relationship of this habitus with the construction of the social representation of university that gives sense and guides the actions of these students in the national academic field, where they are situated. From the theoretical point of view, the research has laid its foundations on the central concepts of Pierre Bourdieu Praxiology, particularly in the notions of habitus, symbolic capital, symbolic violence and social field; on the social representations by Serge Moscovici and on the theoretical methodological model proposed by Domingos Sobrinho, which has these two theoretical articulations as its starting point. It is also supported by the central core of the social representations approach, developed by Jean-Claude Abric and Jean-Claude Flament. For the apprehension of the social representation of university, it was applied the Free Words Association Test, proposed by these two authors, by using the inductor expression the university is . The Free Words Association Test was applied in two different moments and to two samples of the population investigated: 480 students in the year of 2002 and 101 studentes in 2005. The data produced were analyzed by the EVOC software (version 2000) in respect to its quantitative (frequency and medium order of the evocations obtained) and by the method of content categorical analysis (justification for the evocations), as Franco (1986, 2005) suggests. The apprehension of the regularities of the habitus of the FAFIDAM students has occurred fundamentally by means of the application of a questionnaire that focused the themes related to their preferences concerning music, radio, television, leisure and entertaining options, reading practices, owning of products such as computer (with internet access), tv (with cable access), family education, living and transportation conditions, among other relevant items of preferences and life styles. The results of the questionnaires were analyzed by the software SPSS (version 8.0 1987). Other primary and secondary data sources like information notes about students, college documents, economic and sociocultural survey reports by IBGE and other state institutions, as well as the data obtained through participative observation have complemented the corpus of analysis of the research. The findings have evidenced the sharing, by the students, of a social representation whose core is composed by the semantic fields learning, knowledge and research and on the discursive production that justify them. These findings support the thesis that, once located atb the suburbs of the national scientific field (more appropriately denominated academic field, for it is composed by universities), the FAFIDAM students give a specific sense of meaning to the university as an institution and guide their practices in relation to it as if it was na extension of the school and of the school practices lived by them in their basic formation. This is evidenced by the semantic fields learning and knowledge and by the discursive productions that justify them. As far as the semantic field research, it appears as a result of a meaning reestruturation of the hegemonic sense associated to the university by the more powerful academic groups, and so, of the legitimacy to talk and to communicate the rules of the scientific life of the country. It can thus be stated, according to the semantic model proposed by Domingos Sobrinho, that there is a straight relationship between the representational content identified and the students habitus surveyed. The mental systems that compose this habitus are strongly influenced by the position and by the social conditions of its constitution. Distant from a scientific environment, according to the stated social and academic patterns, these students aim at and anchor university as a school and the research as some abstract and rhetoric matter, within the spirit of Bourdier s good cultural will . The effects of imposition and legitimacy, that is, of the symbolic violence, take them to build discourses that have little relationship with reality. 1 2022-10-05T20:34:17Z 2022-10-05T20:34:17Z 2008. Tese 378.4(81) (043.2) M672c TESE 121108 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/121108 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/121108